Energia é uma palavra usada em vários contextos, com inúmeros usos, alguns com fundamentação científica, sobrenatural e outros nada formais, como os que costumamos usar cotidianamente. Tal variedade de significados pode trazer dificuldades na compreensão do conceito de energia. Este trabalho buscou identificar as concepções que emergem nas respostas de licenciandos do 5º período do curso de Licenciatura Plena em Química, da UFRPE/UAST matriculados na disciplina de Prática Pedagógica para o Ensino de Química B, e avaliar as concepções sobre o conceito de energia que emergem na fala dos mesmos categorizando-as, inicialmente, em concepções científicas e não científicas. A pesquisa foi realizada em uma única etapa: aplicação de um questionário que apresentava situações envolvendo o conceito de energia, as respostas foram analisadas, classificadas em categorias e enquadradas em critérios científicos e não científicos. Os resultados apontam para uma relação entre as diversas formas de transcrever energia apresentadas pelos alunos e os modos de pensar este conceito. Os casos analisados aqui, mostram diversas concepções de energia utilizadas em diversos contextos, classificadas pelos licenciandos como sendo: transformação e movimento, transferência ou absorção de calor, fonte energética, energia como sendo parte de crenças religiosas e, principalmente, como capacidade de um corpo realizar trabalho. Participaram desta pesquisa 18 alunos e diante das respostas, percebemos que algumas concepções que encontram sentido em contextos históricos se assemelham a concepções informais para a palavra energia que aparecem nas respostas dos discentes. Constatamos que os licenciando têm consciência dos diversos contextos e diferentes concepções que o conceito de energia apresenta, desde de entendimentos de senso comum até uma visão científica do conceito, no entanto apresentam dificuldades em definir o conceito de energia dentro de distintos contextos.