O ambiente escolar é muito diverso e cheio de pluralidades e subjetividades de cada aluno, as quais remetem também a trajetórias sociais distintas, sendo o local onde muitas das vezes os alunos têm seus primeiros contatos com as vivências sociais e as descobertas de sua identidade. O professor enquanto, mediador desse processo, deve compreender e buscar saber como trabalhar com essa pluralidade. Dentre tantas, destaca-se a diversidade sexual, e a necessidade de que cada aluna ou aluno reconheça no ambiente escolar um lugar seguro e acolhedor, livre de preconceitos e discriminações. Desse modo, deve ter um olhar para o currículo de formação docente, garantindo assim que os professores tenham conhecimento da temática e aprendam a trabalhar com ela desde a sua formação inicial, de maneira a garantir uma formação docente comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos, nas suas mais variadas multiplicidades. Seguindo este pensamento, este trabalho busca fazer uma análise comparativa entre os Projetos Pedagógicos antigos e o que está em atual vigência no curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a fim de evidenciar possíveis avanços ou retrocessos no tratamento da temática de diversidade sexual. Para tal, adotou-se o método de pesquisa documental com os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC), coletando dados de abordagem qualitativa e quantitativa sobre a temática. Evidenciou-se que inicialmente a temática não é sequer citada nos documentos anteriores, entretanto ao longo dos anos e das atualizações realizadas nos documentos, passou-se a observar um maior emprego e uma maior abordagem da temática, possibilitando aos licenciados um maior contato e conhecimento no que diz respeito a ela.