Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89809
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3150
    "inscrito_id" => 9346
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância das interações e das brincadeiras propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular, como percurso para transformar o pensar sobre o fazer pedagógico na infância, considerando a criança como sujeito de direitos que constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações, relações e práticas no cotidiano que vivencia. Para tanto, a pesquisa toma como base os principais avanços estabelecidos nas legislações e aborda as interações e as brincadeiras no contexto escolar como eixos fundamentais da prática pedagógica. Este trabalho tem fundamento em pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como ferramentas para coleta de dados foram utilizados o levantamento bibliográfico e documental. A análise do estudo conduz ao entendimento de que as interações e brincadeiras propostas no ambiente escolar da Educação Infantil, estão diretamente relacionadas à qualidade na formação integral da criança e representam uma importante ferramenta para apoiar as aprendizagens, o desenvolvimento das crianças e para ampliar o seu conhecimento do mundo. Assim, podemos afirmar que as interações e as brincadeiras estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento social, cultural e cognitivo das crianças e de toda a sociedade. Por meio das brincadeiras suas potencialidades são exploradas, desafios são apresentados e estimulam suas capacidades de imaginação e criatividade, além de favorecer a sociabilidade nas trocas entre a criança com outras crianças, com os adultos e com o mundo. Portanto, podemos afirmar que as brincadeiras e as interações contribuem para o desenvolvimento da criança com tamanha intensidade e de forma tão marcante que representam uma sólida base para toda a sua vida. A criança aprende brincando, aprende a aprender, aprende com alegria e prazer, por tudo isso, brincadeira é coisa séria, é rechear o saber de sabor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9346_TB3150_08112022173922.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE COELHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "coelho.gisa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89809
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3150
    "inscrito_id" => 9346
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância das interações e das brincadeiras propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular, como percurso para transformar o pensar sobre o fazer pedagógico na infância, considerando a criança como sujeito de direitos que constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações, relações e práticas no cotidiano que vivencia. Para tanto, a pesquisa toma como base os principais avanços estabelecidos nas legislações e aborda as interações e as brincadeiras no contexto escolar como eixos fundamentais da prática pedagógica. Este trabalho tem fundamento em pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como ferramentas para coleta de dados foram utilizados o levantamento bibliográfico e documental. A análise do estudo conduz ao entendimento de que as interações e brincadeiras propostas no ambiente escolar da Educação Infantil, estão diretamente relacionadas à qualidade na formação integral da criança e representam uma importante ferramenta para apoiar as aprendizagens, o desenvolvimento das crianças e para ampliar o seu conhecimento do mundo. Assim, podemos afirmar que as interações e as brincadeiras estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento social, cultural e cognitivo das crianças e de toda a sociedade. Por meio das brincadeiras suas potencialidades são exploradas, desafios são apresentados e estimulam suas capacidades de imaginação e criatividade, além de favorecer a sociabilidade nas trocas entre a criança com outras crianças, com os adultos e com o mundo. Portanto, podemos afirmar que as brincadeiras e as interações contribuem para o desenvolvimento da criança com tamanha intensidade e de forma tão marcante que representam uma sólida base para toda a sua vida. A criança aprende brincando, aprende a aprender, aprende com alegria e prazer, por tudo isso, brincadeira é coisa séria, é rechear o saber de sabor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9346_TB3150_08112022173922.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE COELHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "coelho.gisa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância das interações e das brincadeiras propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular, como percurso para transformar o pensar sobre o fazer pedagógico na infância, considerando a criança como sujeito de direitos que constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações, relações e práticas no cotidiano que vivencia. Para tanto, a pesquisa toma como base os principais avanços estabelecidos nas legislações e aborda as interações e as brincadeiras no contexto escolar como eixos fundamentais da prática pedagógica. Este trabalho tem fundamento em pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como ferramentas para coleta de dados foram utilizados o levantamento bibliográfico e documental. A análise do estudo conduz ao entendimento de que as interações e brincadeiras propostas no ambiente escolar da Educação Infantil, estão diretamente relacionadas à qualidade na formação integral da criança e representam uma importante ferramenta para apoiar as aprendizagens, o desenvolvimento das crianças e para ampliar o seu conhecimento do mundo. Assim, podemos afirmar que as interações e as brincadeiras estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento social, cultural e cognitivo das crianças e de toda a sociedade. Por meio das brincadeiras suas potencialidades são exploradas, desafios são apresentados e estimulam suas capacidades de imaginação e criatividade, além de favorecer a sociabilidade nas trocas entre a criança com outras crianças, com os adultos e com o mundo. Portanto, podemos afirmar que as brincadeiras e as interações contribuem para o desenvolvimento da criança com tamanha intensidade e de forma tão marcante que representam uma sólida base para toda a sua vida. A criança aprende brincando, aprende a aprender, aprende com alegria e prazer, por tudo isso, brincadeira é coisa séria, é rechear o saber de sabor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.