Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA DE PROJETOS NA PRÉ-ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM IPOJUCA/PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89740
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3071
    "inscrito_id" => 11409
    "titulo" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS NA PRÉ-ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM IPOJUCA/PE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da pedagogia de projetos para a aprendizagem significativa de crianças da pré-escola de uma escola do campo, situada no município de Ipojuca/PE. Buscou-se responder a seguinte pergunta norteadora: Como a pedagogia de projetos pode facilitar a aprendizagem de crianças da Educação Infantil para que a mesma ocorra de forma significativa? A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e fizeram parte do campo empírico duas professoras da Educação Infantil e suas respectivas turmas, de uma escola do campo da rede municipal de Ipojuca/PE. A coleta de dados foi realizada na própria escola, utilizando-se da combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a observações diretas e análise documental. Teorizaremos acerca da Pedagogia de Projetos à luz de Hernández e Ventura (1998), Edwards (1998), Barbosa e Horn (2008). A aprendizagem significativa terá como teóricos Bessa (2011), Moreira (2012) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que há evidências que a pedagogia de projetos contribui para uma aprendizagem significativa, uma vez que nos projetos realizados as crianças têm a oportunidade de questionarem, pesquisarem e se apropriarem de conhecimentos por meio da ligação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11409_TB3071_10082022171122.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIA RUFINO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "Clécia Rufino"
    "autor_email" => "cleciarufino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89740
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3071
    "inscrito_id" => 11409
    "titulo" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS NA PRÉ-ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM IPOJUCA/PE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da pedagogia de projetos para a aprendizagem significativa de crianças da pré-escola de uma escola do campo, situada no município de Ipojuca/PE. Buscou-se responder a seguinte pergunta norteadora: Como a pedagogia de projetos pode facilitar a aprendizagem de crianças da Educação Infantil para que a mesma ocorra de forma significativa? A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e fizeram parte do campo empírico duas professoras da Educação Infantil e suas respectivas turmas, de uma escola do campo da rede municipal de Ipojuca/PE. A coleta de dados foi realizada na própria escola, utilizando-se da combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a observações diretas e análise documental. Teorizaremos acerca da Pedagogia de Projetos à luz de Hernández e Ventura (1998), Edwards (1998), Barbosa e Horn (2008). A aprendizagem significativa terá como teóricos Bessa (2011), Moreira (2012) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que há evidências que a pedagogia de projetos contribui para uma aprendizagem significativa, uma vez que nos projetos realizados as crianças têm a oportunidade de questionarem, pesquisarem e se apropriarem de conhecimentos por meio da ligação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11409_TB3071_10082022171122.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIA RUFINO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "Clécia Rufino"
    "autor_email" => "cleciarufino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da pedagogia de projetos para a aprendizagem significativa de crianças da pré-escola de uma escola do campo, situada no município de Ipojuca/PE. Buscou-se responder a seguinte pergunta norteadora: Como a pedagogia de projetos pode facilitar a aprendizagem de crianças da Educação Infantil para que a mesma ocorra de forma significativa? A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e fizeram parte do campo empírico duas professoras da Educação Infantil e suas respectivas turmas, de uma escola do campo da rede municipal de Ipojuca/PE. A coleta de dados foi realizada na própria escola, utilizando-se da combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a observações diretas e análise documental. Teorizaremos acerca da Pedagogia de Projetos à luz de Hernández e Ventura (1998), Edwards (1998), Barbosa e Horn (2008). A aprendizagem significativa terá como teóricos Bessa (2011), Moreira (2012) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que há evidências que a pedagogia de projetos contribui para uma aprendizagem significativa, uma vez que nos projetos realizados as crianças têm a oportunidade de questionarem, pesquisarem e se apropriarem de conhecimentos por meio da ligação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.