Este trabalho consiste em uma proposta de inserção de um conteúdo da Física Moderna, o efeito fotoelétrico, numa sequência didática sobre eletricidade e magnetismo, discutindo que é possível trabalhar conceitos que, normalmente, são abordados de uma forma isolada, dentro de uma “caixa” da Física Moderna, junto com os conteúdos da chamada Física Clássica. Para a elaboração dessa proposta foi necessário analisar como seria possível correlacionar o estudo do efeito fotoelétrico, através de uma aplicação demonstrada experimentalmente, com tópicos dos conteúdos de Eletricidade e Magnetismo. Após esse estudo inicial, entendeu-se que o fenômeno, junto com a aplicação sugerida poderia ser abordado dentro dos tópicos de processos de eletrização, circuitos elétricos e campo magnético. Foi possível então produzir uma unidade didática com a sequência de aulas e uma proposta metodológica para a aplicação com o auxílio de um simulador disponível na internet e um experimento demonstrativo sobre aplicação do efeito fotoelétrico nos sistemas automatizados de iluminação. Respeitando a sequência de apresentação dos tópicos, normalmente dispostas nos livros didáticos, foi possível perceber que a proposta é viável e tem potencial para facilitar a compreensão dos conteúdos relacionados com o tema, já que ela proporciona uma aprendizagem através de uma aplicação da Física no cotidiano.