O presente estudo surge a partir de um desejo de compartilhar uma experiência sobre as contribuições da ludicidade como mediadora da prática pedagógica no processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pacientes que possuem doença renal crônica, matriculados na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar em Salvador - Bahia, que durante o período letivo realizaram tratamento de hemodiálise, recebendo atendimento pedagógico. Consideramos importante repensar a prática e inserir a ludicidade nas aulas da escola comum, assim como na Escola Hospitalar, pois compactuamos com a perspectiva de Luckesi (2014), D’Avila (2021) e Andrade (2013), dentre outros autores, ao compreender a ludicidade como algo subjetivo, como momento de inteireza, possibilitando ao estudante maior motivação para aprender, bem como manter-se ávido em dar continuidade ao seu processo de escolarização. Sendo assim, o objetivo deste artigo é descrever as contribuições da ludicidade como mediadora da prática pedagógica no processo de aprendizagem dos alunos da EJA na Escola Municipal Hospitalar, para isso utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa de investigação e como instrumento de análise dos dados aplicamos um questionário com 2 (duas) questões. As nossas considerações sugerem o quanto é importante, inserir a ludicidade na prática pedagógica docente, seja na escola comum ou na educação especial, pois esses momentos de alegria e prazer, proporcionam aprendizagens significativas, estreitam os vínculos afetivos e estabelece um ambiente de acolhimento e confiança mútua.