É de grande relevância refletir sobre a educação infantil na sociedade, visto que é nessa fase que a criança começa o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de políticas públicas no incentivo à leitura deixa algumas lacunas que interfere na motivação e desenvolvimento pelo gosto pela leitura. O presente artigo descreve métodos e resultados alcançados com o projeto de leitura literária desenvolvidas nas series iniciais em uma escola ribeirinha na localidade do município de Cametá/PA durante o mês setembro de 2022. A temática acerca do projeto foi analisar as interações entre alunos e livros com foco na construção cientifica, usando critério como de observação para analisar os procedimentos usados, se estes instigam as crianças na busca pelo hábito da leitura de conteúdos de ciências. Nesse viés, o uso de alguns projetos como como base foram (Eu conto, tu contas, nós nos encantamos, e sacola viajante) aplicados nas turmas de berçário I e II, levando em consideração assuntos e pressupostos teóricos na área da educação e da teoria literária. Os resultados obtidos evidenciam-se que projetos voltados as series iniciais visando a literatura proporciona a aproximação e interesse dos educandos em relação aos livros contribuindo para formação de prática da leitura, porém vale ressaltar que o acompanhamento pedagógico e o apoio familiar são determinantes na sua realização.