Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO SOBRE A ACESSIBILIDADE DE UM CAMPUS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Educação Especial e Inclusiva são modalidades de ensino que visam promover um processo de aquisição de saberes de modo que respeitem as especificidades de cada aluno. No Brasil, estas modalidades são garantidas para os dois níveis de ensino (Educação Básica e Educação Superior), todavia, não basta disponibilizar vagas, é necessário propiciar condições de permanência do aluno no espaço escolar ou acadêmico, pois o processo inclusivo educacional perpassa diversos fatores como o didático-pedagógico, o metodológico, o curricular e o estrutural. Poderiam ser citados outros, mas destaca-se este último como objeto de estudo desta pesquisa, sendo identificada também como acessibilidade arquitetônica. Desse modo, objetiva-se realizar um mapeamento da acessibilidade, especificamente, das rampas de acesso aos espaços de uma universidade pública do sertão paraibano, considerando as métricas de inclinação aceitáveis segundo a Norma Brasileira (NBR) 9050. Para realização do estudo, definiu-se uma abordagem metodológica quanti-qualitativa com fins exploratórios de natureza básica e a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo de caso foram os procedimentos técnicos aplicados de acordo com os estudos de Gerhardt e Silveira (2009), Prodanov e Freitas (2013). Foram identificadas dezesseis (16) rampas, das quais sete (07) atendem ao dimensionamento padrão previsto na NBR, seis (06) estão condizentes com o dimensionamento de rampas para situações excepcionais e três (03) excedem os parâmetros. Em suma, aponta-se que o espaço da instituição é parcialmente acessível, uma vez que apresenta estruturas que não respeitam as métricas de inclinação das rampas, bem como não dispõem de corrimãos e ou sinalizações adequadas.

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