O presente trabalho apresenta uma discussão acerca do evento webaula e suas características com base nos preceitos da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006). Fundamentamos teoricamente esta pesquisa com os estudiosos Afonso et. al (2005), Machado (2005) e Cristovão & Nascimento (2011). Como objetivos desse artigo temos como objetivo geral entender como o evento comunicativo aula desenvolve sua finalidade comunicativa no contexto da web de acordo com o Interacionismo de Bronkart, e como objetivos específicos: 1) descrever os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) relacionados aos mecanismos de análise dos gêneros; 2) analisar os níveis sociológico e psicológico de uma webaula de pós-graduação lato sensu à luz do ISD. A metodologia desse trabalho dispõe de uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL 2002). Como corpus de análise selecionamos uma webaula do curso de Pós-graduação lato sensu em Linguagem e Práticas Sociais da disciplina de Literatura e Contestação no Instituto Federal de Pernambuco-Campus Garanhuns. Como resultados entendemos como os sujeitos adaptam o funcionamento psicológico em um novo esquema semiótico e social e concluímos que a webaula insurge como uma nova atividade sobre as ações de linguagem dos agentes. Além disso, pudemos observar a presença de discursos mistos, interativo e teórico como predominantes na webaula, como também a prevalência de sequências discursivas explicativas seguidas de intercalações narrativas, argumentativas e dialogais.