O estudo aborda a técnica de observação no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório. O objetivo geral é demonstrar as contribuições da observação como uma técnica metodológica de coleta de dados que abrange situações comportamentais típicas no contexto educacional. Como objetivos específicos identificar as fases da observação realizada no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório; refletir sobre as dimensões a serem consideradas na observação de espaços educacionais durante a realização do estágio supervisionado; estudar o papel do observador e as questões envolvidas na observação do espaço escolar. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica. O referencial teórico abarcou André (2005), Freire (1997), Vianna (2003). A análise permitiu compreender que a observação voltada ao ambiente educacional precisa ser planejada, articulando teoria e prática no fazer pedagógico para que o processo de observação resulte em reflexões críticas a respeito do contexto escolar à luz das teorias pedagógicas. Desta forma, a técnica de observação é uma das ferramentas do aluno que realiza o estágio e que possibilita a realização de estudos com maior profundidade do conjunto de atores sociais que atuam no espaço escolar.