CURRÍCULO PERNAMBUCANO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE A PANDEMIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89536 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2834 "inscrito_id" => 8785 "titulo" => "CURRÍCULO PERNAMBUCANO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "O novo coronavírus tem afetado significativamente a educação brasileira. As mudanças e adaptações necessárias no ambiente escolar, incluindo o currículo e as metodologias para garantia do ensino aos estudantes, se tornaram um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais da educação, principalmente os professores. O ensino de língua portuguesa em sua completude, assim como as demais disciplinas, foram comprometidas e as adequações curriculares se tornaram essenciais no período pandêmico. Dessa forma, este artigo objetiva identificar, analisar e discutir as adaptações curriculares e metodológicas necessárias para o ensino desse componente curricular e de que forma esta disciplina é tratada pelo Currículo Pernambucano. Para alcançar esse objetivo, fez-se necessária uma pesquisa documental em torno da concepção de Currículo, do Currículo Pernambucano e da disciplina de língua portuguesa nesses documentos e a realização de uma entrevista semiestruturada com uma professora da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho, PE. Assim, se tornou possível identificar a pandemia do novo coronavírus como um grande dificultador no ensino de língua portuguesa e compreender que as adaptações curriculares realizadas pelos professores e a dinâmica das aulas on-line foram determinantes para a garantia da continuidade do ensino regular e dos conteúdos programáticos previstos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8785_TB2834_10082022000945.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA EDUARDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela.eduarda@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89536 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2834 "inscrito_id" => 8785 "titulo" => "CURRÍCULO PERNAMBUCANO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "O novo coronavírus tem afetado significativamente a educação brasileira. As mudanças e adaptações necessárias no ambiente escolar, incluindo o currículo e as metodologias para garantia do ensino aos estudantes, se tornaram um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais da educação, principalmente os professores. O ensino de língua portuguesa em sua completude, assim como as demais disciplinas, foram comprometidas e as adequações curriculares se tornaram essenciais no período pandêmico. Dessa forma, este artigo objetiva identificar, analisar e discutir as adaptações curriculares e metodológicas necessárias para o ensino desse componente curricular e de que forma esta disciplina é tratada pelo Currículo Pernambucano. Para alcançar esse objetivo, fez-se necessária uma pesquisa documental em torno da concepção de Currículo, do Currículo Pernambucano e da disciplina de língua portuguesa nesses documentos e a realização de uma entrevista semiestruturada com uma professora da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho, PE. Assim, se tornou possível identificar a pandemia do novo coronavírus como um grande dificultador no ensino de língua portuguesa e compreender que as adaptações curriculares realizadas pelos professores e a dinâmica das aulas on-line foram determinantes para a garantia da continuidade do ensino regular e dos conteúdos programáticos previstos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8785_TB2834_10082022000945.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA EDUARDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela.eduarda@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }