O novo coronavírus tem afetado significativamente a educação brasileira. As mudanças e adaptações necessárias no ambiente escolar, incluindo o currículo e as metodologias para garantia do ensino aos estudantes, se tornaram um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais da educação, principalmente os professores. O ensino de língua portuguesa em sua completude, assim como as demais disciplinas, foram comprometidas e as adequações curriculares se tornaram essenciais no período pandêmico. Dessa forma, este artigo objetiva identificar, analisar e discutir as adaptações curriculares e metodológicas necessárias para o ensino desse componente curricular e de que forma esta disciplina é tratada pelo Currículo Pernambucano. Para alcançar esse objetivo, fez-se necessária uma pesquisa documental em torno da concepção de Currículo, do Currículo Pernambucano e da disciplina de língua portuguesa nesses documentos e a realização de uma entrevista semiestruturada com uma professora da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho, PE. Assim, se tornou possível identificar a pandemia do novo coronavírus como um grande dificultador no ensino de língua portuguesa e compreender que as adaptações curriculares realizadas pelos professores e a dinâmica das aulas on-line foram determinantes para a garantia da continuidade do ensino regular e dos conteúdos programáticos previstos