O Homem que Calculava, escrito por Malba Tahan (heterônimo de Júlio César de Mello e Souza) relata a viagem do personagem principal, Beremiz Samir, nascido na Pérsia e que tornou-se um prodígio da Matemática. Durante a sua viagem, Beremiz resolve vários problemas matemáticos que encontra pelo caminho. Dessa forma, objetivamos, neste trabalho, apresentar uma ferramenta para a melhoria do ensino e aprendizagem através da interdisciplinaridade, inserindo o livro do Malba Tahan em sala de aula, por meio da metodologia de ensino Resolução de Problemas. Do ponto de vista metodológico, analisamos diversas dissertações de Mestrado e artigos científicos voltados ao Ensino de Matemática, selecionando aqueles que abordassem o tema mencionado. Além disso, realizou-se também a leitura, discussão e solução dos problemas propostos pelo livro. Assim, os resultados indicam que esse instrumento colabora com a troca de conhecimentos e experiências desenvolvidas em sala de aula, estimulando os alunos a apreciarem a Matemática e sanar algumas dificuldades exteriorizadas pelos discentes.