Esta pesquisa faz um estudo acerca da avaliação na Educação Infantil (EI), analisando proposições e contribuições dos Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade no município de Itapipoca. Investigando na literatura a conceituação de avaliação e o que configura essa qualidade e equidade, assim como a relação dos parâmetros com práticas promotoras de protagonismo, aprendizagem e desenvolvimento da criança. A natureza da pesquisa é básica, apresenta abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória e descritiva. Foi desenvolvida em escolas que atendem EI no município, através de questionário online aplicado com gestores. Seus procedimentos técnicos são pesquisa bibliográfica e de campo. Diante da pesquisa realizada, percebeu-se que o cenário de Itapipoca aponta que conquistas foram alcançadas como garantia do piso, terço do planejamento, entre outras. Porém, alguns fatores como atualização e revisão do Projeto Político Pedagógico necessitam de atenção. Constatou-se ainda que especificidades culturais de crianças e familiares quilombolas e indígenas, anseiam por resgate e reafirmação de identidade. Também há necessidade de concurso público para professores da EI, uma vez que 70% do quadro é contratado, gerando rotatividade. Verificou-se que há um sistema próprio de avaliação, mas ainda encontra-se em estudo a inclusão da EI. Revela-se assim, que é necessário levar em consideração o que propõem os parâmetros, desenvolvendo avaliações internas que sejam acompanhadas e monitoradas sistematicamente, contribuindo com o apontamento de intervenções e desenvolvimento de políticas públicas que garantam os direitos de aprendizagem e promovam qualidade e equidade na Educação Infantil.