Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP JOÃO XXIII

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89448
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 14489
    "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP JOÃO XXIII"
    "resumo" => "O artigo que apresentamos neste VIII Congresso Nacional de Educação está intitulado de “A Matemática e os recursos pedagógicos manipuláveis no 1º ano do Ensino Fundamental no CAp. João XXIII - UFJF”. O presente artigo tem como finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem contemporâneo, da disciplina de Matemática no âmbito do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp João XXIII, correlacionando-o com os atuais desafios no ambiente educacional e ao papel do docente como fomentador de novas práticas educativas. A produção deste artigo tem origem na observação das autoras no exercício da docência. Neste contexto, pretende-se enfatizar o protagonismo do aprendiz em contato com os recursos pedagógicos manipuláveis como material dourado, ábaco, blocos lógicos, jogos educativos como tangram, dentre outros, no cotidiano da sala de aula com o ensino de Matemática. Entre as formas de organização do trabalho pedagógico que os professores podem utilizar, esses materiais são ótimas ferramentas, podem ser uma proposta eficaz de ensino e que aconteça de forma prazerosa. Buscando ampliar e avançar nas discussões sobre o uso destes recursos, pretendemos com esse trabalho levar novas experiências para os demais professores com o objetivo de facilitar a sua prática em sala de aula e apresentar novas possibilidades para um ensino divertido e repleto de significado. Os principais autores referendados foram Carneiro, Teixeira, Martinez, Passos e Romanatto, dentre outros. Por fim, destacamos que a utilização dos materiais manipuláveis, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos, enriquecendo e valorizando a cultura lúdica no contexto escolar. Sendo esta uma oportunidade para refletir novas maneiras de abordar e significar a importância do conhecimento que ultrapassa os muros da escola podendo impactar no comportamento da sociedade e refletir no aprimoramento das abordagens no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14489_TB2731_09082022150602.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANE FERREIRA DE FREITAS SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANE SOUZA"
    "autor_email" => "profdaiane1@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89448
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 14489
    "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP JOÃO XXIII"
    "resumo" => "O artigo que apresentamos neste VIII Congresso Nacional de Educação está intitulado de “A Matemática e os recursos pedagógicos manipuláveis no 1º ano do Ensino Fundamental no CAp. João XXIII - UFJF”. O presente artigo tem como finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem contemporâneo, da disciplina de Matemática no âmbito do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp João XXIII, correlacionando-o com os atuais desafios no ambiente educacional e ao papel do docente como fomentador de novas práticas educativas. A produção deste artigo tem origem na observação das autoras no exercício da docência. Neste contexto, pretende-se enfatizar o protagonismo do aprendiz em contato com os recursos pedagógicos manipuláveis como material dourado, ábaco, blocos lógicos, jogos educativos como tangram, dentre outros, no cotidiano da sala de aula com o ensino de Matemática. Entre as formas de organização do trabalho pedagógico que os professores podem utilizar, esses materiais são ótimas ferramentas, podem ser uma proposta eficaz de ensino e que aconteça de forma prazerosa. Buscando ampliar e avançar nas discussões sobre o uso destes recursos, pretendemos com esse trabalho levar novas experiências para os demais professores com o objetivo de facilitar a sua prática em sala de aula e apresentar novas possibilidades para um ensino divertido e repleto de significado. Os principais autores referendados foram Carneiro, Teixeira, Martinez, Passos e Romanatto, dentre outros. Por fim, destacamos que a utilização dos materiais manipuláveis, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos, enriquecendo e valorizando a cultura lúdica no contexto escolar. Sendo esta uma oportunidade para refletir novas maneiras de abordar e significar a importância do conhecimento que ultrapassa os muros da escola podendo impactar no comportamento da sociedade e refletir no aprimoramento das abordagens no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14489_TB2731_09082022150602.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANE FERREIRA DE FREITAS SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANE SOUZA"
    "autor_email" => "profdaiane1@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O artigo que apresentamos neste VIII Congresso Nacional de Educação está intitulado de “A Matemática e os recursos pedagógicos manipuláveis no 1º ano do Ensino Fundamental no CAp. João XXIII - UFJF”. O presente artigo tem como finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem contemporâneo, da disciplina de Matemática no âmbito do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp João XXIII, correlacionando-o com os atuais desafios no ambiente educacional e ao papel do docente como fomentador de novas práticas educativas. A produção deste artigo tem origem na observação das autoras no exercício da docência. Neste contexto, pretende-se enfatizar o protagonismo do aprendiz em contato com os recursos pedagógicos manipuláveis como material dourado, ábaco, blocos lógicos, jogos educativos como tangram, dentre outros, no cotidiano da sala de aula com o ensino de Matemática. Entre as formas de organização do trabalho pedagógico que os professores podem utilizar, esses materiais são ótimas ferramentas, podem ser uma proposta eficaz de ensino e que aconteça de forma prazerosa. Buscando ampliar e avançar nas discussões sobre o uso destes recursos, pretendemos com esse trabalho levar novas experiências para os demais professores com o objetivo de facilitar a sua prática em sala de aula e apresentar novas possibilidades para um ensino divertido e repleto de significado. Os principais autores referendados foram Carneiro, Teixeira, Martinez, Passos e Romanatto, dentre outros. Por fim, destacamos que a utilização dos materiais manipuláveis, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos, enriquecendo e valorizando a cultura lúdica no contexto escolar. Sendo esta uma oportunidade para refletir novas maneiras de abordar e significar a importância do conhecimento que ultrapassa os muros da escola podendo impactar no comportamento da sociedade e refletir no aprimoramento das abordagens no ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.