O artigo que apresentamos neste VIII Congresso Nacional de Educação está intitulado de “A Matemática e os recursos pedagógicos manipuláveis no 1º ano do Ensino Fundamental no CAp. João XXIII - UFJF”. O presente artigo tem como finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem contemporâneo, da disciplina de Matemática no âmbito do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp João XXIII, correlacionando-o com os atuais desafios no ambiente educacional e ao papel do docente como fomentador de novas práticas educativas. A produção deste artigo tem origem na observação das autoras no exercício da docência. Neste contexto, pretende-se enfatizar o protagonismo do aprendiz em contato com os recursos pedagógicos manipuláveis como material dourado, ábaco, blocos lógicos, jogos educativos como tangram, dentre outros, no cotidiano da sala de aula com o ensino de Matemática. Entre as formas de organização do trabalho pedagógico que os professores podem utilizar, esses materiais são ótimas ferramentas, podem ser uma proposta eficaz de ensino e que aconteça de forma prazerosa. Buscando ampliar e avançar nas discussões sobre o uso destes recursos, pretendemos com esse trabalho levar novas experiências para os demais professores com o objetivo de facilitar a sua prática em sala de aula e apresentar novas possibilidades para um ensino divertido e repleto de significado. Os principais autores referendados foram Carneiro, Teixeira, Martinez, Passos e Romanatto, dentre outros. Por fim, destacamos que a utilização dos materiais manipuláveis, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos, enriquecendo e valorizando a cultura lúdica no contexto escolar. Sendo esta uma oportunidade para refletir novas maneiras de abordar e significar a importância do conhecimento que ultrapassa os muros da escola podendo impactar no comportamento da sociedade e refletir no aprimoramento das abordagens no ambiente educacional.