Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“MÃE, AGORA EU TENHO QUE IR PARA A ESCOLA TODOS OS DIAS?” A INSERÇÃO E O ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89392
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2667
    "inscrito_id" => 15121
    "titulo" => "“MÃE, AGORA EU TENHO QUE IR PARA A ESCOLA TODOS OS DIAS?” A INSERÇÃO E O ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "Este trabalho é o recorte de uma monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO. Cujo o objetivo foi realizar uma investigação sobre a inserção e o acolhimento de uma turma da Educação Infantil no retorno às atividades presenciais em meio a pandemia da Covid-19 no ano de 2021. Buscou-se refletir como este processo de transitoriedade aconteceu em meio a um momento atípico, em que restrições e protocolos sanitários eram impostos. O estudo traz indagações sobre o conceito de inserção, acolhimento e adaptação escolar, refletindo a amplitude e implicações desses termos, bem como compreendendo como aconteceu o processo de inserção do grupo de crianças de três anos no retorno às atividades presenciais num Espaço de Desenvolvimento Infantil do munícipio do Rio de Janeiro, os desafios encontrados pela instituição na relação com as crianças e suas famílias e no acolhimento inicial, dentro do contexto pandêmico. Ao longo das experiências vividas cotidianamente na turma, constatou-se que o ato de acolher, não se refere apenas ao toque físico, porém, há outros meios de acolher a criança, de modo que se sinta segura nesse novo espaço. O texto apontou ainda, a escuta atenta como uma forma de acolhimento viabilizando uma relação de confiança entre a criança, família e escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15121_TB2667_21112022200709.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA"
    "autor_email" => "mayrasouza0102@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89392
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2667
    "inscrito_id" => 15121
    "titulo" => "“MÃE, AGORA EU TENHO QUE IR PARA A ESCOLA TODOS OS DIAS?” A INSERÇÃO E O ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "Este trabalho é o recorte de uma monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO. Cujo o objetivo foi realizar uma investigação sobre a inserção e o acolhimento de uma turma da Educação Infantil no retorno às atividades presenciais em meio a pandemia da Covid-19 no ano de 2021. Buscou-se refletir como este processo de transitoriedade aconteceu em meio a um momento atípico, em que restrições e protocolos sanitários eram impostos. O estudo traz indagações sobre o conceito de inserção, acolhimento e adaptação escolar, refletindo a amplitude e implicações desses termos, bem como compreendendo como aconteceu o processo de inserção do grupo de crianças de três anos no retorno às atividades presenciais num Espaço de Desenvolvimento Infantil do munícipio do Rio de Janeiro, os desafios encontrados pela instituição na relação com as crianças e suas famílias e no acolhimento inicial, dentro do contexto pandêmico. Ao longo das experiências vividas cotidianamente na turma, constatou-se que o ato de acolher, não se refere apenas ao toque físico, porém, há outros meios de acolher a criança, de modo que se sinta segura nesse novo espaço. O texto apontou ainda, a escuta atenta como uma forma de acolhimento viabilizando uma relação de confiança entre a criança, família e escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15121_TB2667_21112022200709.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA"
    "autor_email" => "mayrasouza0102@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RIO. Cujo o objetivo foi realizar uma investigação sobre a inserção e o acolhimento de uma turma da Educação Infantil no retorno às atividades presenciais em meio a pandemia da Covid-19 no ano de 2021. Buscou-se refletir como este processo de transitoriedade aconteceu em meio a um momento atípico, em que restrições e protocolos sanitários eram impostos. O estudo traz indagações sobre o conceito de inserção, acolhimento e adaptação escolar, refletindo a amplitude e implicações desses termos, bem como compreendendo como aconteceu o processo de inserção do grupo de crianças de três anos no retorno às atividades presenciais num Espaço de Desenvolvimento Infantil do munícipio do Rio de Janeiro, os desafios encontrados pela instituição na relação com as crianças e suas famílias e no acolhimento inicial, dentro do contexto pandêmico. Ao longo das experiências vividas cotidianamente na turma, constatou-se que o ato de acolher, não se refere apenas ao toque físico, porém, há outros meios de acolher a criança, de modo que se sinta segura nesse novo espaço. O texto apontou ainda, a escuta atenta como uma forma de acolhimento viabilizando uma relação de confiança entre a criança, família e escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.