A prática docente é uma parte integradora do currículo, da didática e dos modos de tornar-se professor. Ela deve ser ponto central na formação inicial dos professores, por contemplar rupturas e continuidades que inscrevem um dos processos mais relevantes na composição da identidade docente e na formação escolar dos sujeitos. Como pensar a prática de ensino no processo de composição da identidade docente? Quais tensões, conflitos ideológicos e finalidades se pode compreender a partir da prática docente na formação escolar dos sujeitos? É no desafio dessas indagações que o objetivo deste artigo é analisar o papel da prática de ensino no processo de composição de construção da identidade profissional docente e o trato com a formação escolar dos sujeitos. Trata-se de uma abordagem metodológica orientada pela pesquisa qualitativa em educação, que adota a revisão bibliográfica como ponto analítico e relatos de experiência de prática docente, acenando para questões da formação docente, da prática pedagógica do professor e de questões voltadas à identidade, a sociedade e cultura que permeiam a formação dos sujeitos escolares. A pesquisa evidencia que o papel do professor ultrapassa os limites da sala de aula e a construção da identidade docente não se concretiza de uma só vez, por ser universo contínuo, composto de um conjunto de experiências vividas e adquiridas através da relação intrínseca entre teoria e prática experimentada na formação acadêmica e de toda a vivência profissional na escola e na vida. Tudo isso entrelaçado ao entendimento que a prática de ensino é um fazer organizado intencionalmente, cujos modos de fazer em sala de aula tende ao direcionamento de uma formação crítica para a transformação das condições sociais dos sujeitos, enquanto pessoas humanizadas, aptas a atuarem na vida social.