Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE REMOTA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89290
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2540
    "inscrito_id" => 14972
    "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE REMOTA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O ano de 2020 foi imprevisível. A pandemia da Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil e no mundo e a única alternativa foi a ordem de distanciamento social. Sendo assim, todas as instituições foram obrigadas a parar por tempo indeterminado e as escolas precisaram adotar a medida das aulas remotas, o ensino por meio de aparelhos tecnológicos via internet, como solução para o âmbito educativo. Com isso, o que motiva a escolha desse tema é o anseio de relatar nossas práticas pedagógicas durante esse período. Esse estudo tem por objetivo geral relatar como se deu o processo de ensino de língua inglesa em uma escola da rede privada no Ensino Fundamental II, bem como, de modo específico, compreender os desafios de professores no período pandêmico frente à necessidade de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Trata-se de um relato de experiência baseado em leituras feitas a partir de revisão bibliográfica de teóricos da área, como Rojo (2020), Pinheiro (2018), Puehler; Matsuda (2020) e Oliveira (2014). Desse modo, os resultados obtidos indicam que o ensino da Língua Inglesa (LI) no currículo escolar brasileiro vem tentando ocupar seu espaço e muito temos visto instituições de ensino que têm conduzido o Ensino da LI de maneira a apenas cumprir com o proposto no currículo escolar. Além disso, percebemos que, mesmo com a falta de atenção ao letramento digital por parte das escolas, as TDIC foram inseridas ao planejamento escolar por consequência do distanciamento social, mas é preciso ainda haver formação pedagógica e uma verdadeira valorização das ferramentas tecnológicas dentro das instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14972_TB2540_01122022161550.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOIDE MUNIZ DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LOIDE"
    "autor_email" => "loide.reis@upe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89290
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2540
    "inscrito_id" => 14972
    "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE REMOTA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O ano de 2020 foi imprevisível. A pandemia da Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil e no mundo e a única alternativa foi a ordem de distanciamento social. Sendo assim, todas as instituições foram obrigadas a parar por tempo indeterminado e as escolas precisaram adotar a medida das aulas remotas, o ensino por meio de aparelhos tecnológicos via internet, como solução para o âmbito educativo. Com isso, o que motiva a escolha desse tema é o anseio de relatar nossas práticas pedagógicas durante esse período. Esse estudo tem por objetivo geral relatar como se deu o processo de ensino de língua inglesa em uma escola da rede privada no Ensino Fundamental II, bem como, de modo específico, compreender os desafios de professores no período pandêmico frente à necessidade de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Trata-se de um relato de experiência baseado em leituras feitas a partir de revisão bibliográfica de teóricos da área, como Rojo (2020), Pinheiro (2018), Puehler; Matsuda (2020) e Oliveira (2014). Desse modo, os resultados obtidos indicam que o ensino da Língua Inglesa (LI) no currículo escolar brasileiro vem tentando ocupar seu espaço e muito temos visto instituições de ensino que têm conduzido o Ensino da LI de maneira a apenas cumprir com o proposto no currículo escolar. Além disso, percebemos que, mesmo com a falta de atenção ao letramento digital por parte das escolas, as TDIC foram inseridas ao planejamento escolar por consequência do distanciamento social, mas é preciso ainda haver formação pedagógica e uma verdadeira valorização das ferramentas tecnológicas dentro das instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14972_TB2540_01122022161550.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOIDE MUNIZ DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LOIDE"
    "autor_email" => "loide.reis@upe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ano de 2020 foi imprevisível. A pandemia da Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil e no mundo e a única alternativa foi a ordem de distanciamento social. Sendo assim, todas as instituições foram obrigadas a parar por tempo indeterminado e as escolas precisaram adotar a medida das aulas remotas, o ensino por meio de aparelhos tecnológicos via internet, como solução para o âmbito educativo. Com isso, o que motiva a escolha desse tema é o anseio de relatar nossas práticas pedagógicas durante esse período. Esse estudo tem por objetivo geral relatar como se deu o processo de ensino de língua inglesa em uma escola da rede privada no Ensino Fundamental II, bem como, de modo específico, compreender os desafios de professores no período pandêmico frente à necessidade de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Trata-se de um relato de experiência baseado em leituras feitas a partir de revisão bibliográfica de teóricos da área, como Rojo (2020), Pinheiro (2018), Puehler; Matsuda (2020) e Oliveira (2014). Desse modo, os resultados obtidos indicam que o ensino da Língua Inglesa (LI) no currículo escolar brasileiro vem tentando ocupar seu espaço e muito temos visto instituições de ensino que têm conduzido o Ensino da LI de maneira a apenas cumprir com o proposto no currículo escolar. Além disso, percebemos que, mesmo com a falta de atenção ao letramento digital por parte das escolas, as TDIC foram inseridas ao planejamento escolar por consequência do distanciamento social, mas é preciso ainda haver formação pedagógica e uma verdadeira valorização das ferramentas tecnológicas dentro das instituições de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.