USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS REMOTAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89262 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2502 "inscrito_id" => 11951 "titulo" => "USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS REMOTAS" "resumo" => "Várias unidades de ensino estão passando por um momento de inovação e adaptação durante o período de aulas remotas. A proposta central do artigo foi de usar mapas conceituais como ferramenta diagnóstica da aprendizagem. O trabalho envolveu professores engajados que sondaram o problema, desenvolveram proposta de solução e justificaram a escolha da ferramenta didática. Com a exposição teórica dos conteúdos, através de videoaula, plataformas digitais e aulas disponibilizadas pelo Educa-PE, os educadores puderam consolidar o sistema de aprendizagem sendo observado os níveis de aprendizagem através dos mapas conceituais, criados pelos educandos. A metodologia selecionada contribuiu no sistema de ensino direto e engajador, tendo os educandos a oportunidade de se relacionar e compartilhar conhecimentos, descrito como o processo interacionista entre os participantes. Com o uso dos mapas conceituais, os educadores destacaram a importância em potencializar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo durante as aulas remotas, a aplicabilidade da ferramenta segundo os educadores participantes, houve o favorecimento na sondagem dos educandos, além de observar os pontos de dificuldades encontrados nas análises dos mapas. Com os resultados em mãos, os educadores e participantes engajados puderam buscar meios diferenciados para exposição ou reforço de alguns conteúdos. O sistema de ensino contemplou métodos ativos e atrativos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa, as escolhas para o sistema avaliativo foi feito a partir do perfil de cada turma, sendo o educador mediador e facilitador para que a diagnóstica ocorresse de forma eficaz. As aulas remotas alavancaram a procura de ferramentas digitais, sendo essas a forma mais viável para alcançar os educandos, essa ferramenta mapas conceituais contribuiu diretamente para a sondagem do processo de aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11951_TB2502_18082022105753.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO GOMES" "autor_email" => "edwardevangelico@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89262 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2502 "inscrito_id" => 11951 "titulo" => "USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS REMOTAS" "resumo" => "Várias unidades de ensino estão passando por um momento de inovação e adaptação durante o período de aulas remotas. A proposta central do artigo foi de usar mapas conceituais como ferramenta diagnóstica da aprendizagem. O trabalho envolveu professores engajados que sondaram o problema, desenvolveram proposta de solução e justificaram a escolha da ferramenta didática. Com a exposição teórica dos conteúdos, através de videoaula, plataformas digitais e aulas disponibilizadas pelo Educa-PE, os educadores puderam consolidar o sistema de aprendizagem sendo observado os níveis de aprendizagem através dos mapas conceituais, criados pelos educandos. A metodologia selecionada contribuiu no sistema de ensino direto e engajador, tendo os educandos a oportunidade de se relacionar e compartilhar conhecimentos, descrito como o processo interacionista entre os participantes. Com o uso dos mapas conceituais, os educadores destacaram a importância em potencializar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo durante as aulas remotas, a aplicabilidade da ferramenta segundo os educadores participantes, houve o favorecimento na sondagem dos educandos, além de observar os pontos de dificuldades encontrados nas análises dos mapas. Com os resultados em mãos, os educadores e participantes engajados puderam buscar meios diferenciados para exposição ou reforço de alguns conteúdos. O sistema de ensino contemplou métodos ativos e atrativos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa, as escolhas para o sistema avaliativo foi feito a partir do perfil de cada turma, sendo o educador mediador e facilitador para que a diagnóstica ocorresse de forma eficaz. As aulas remotas alavancaram a procura de ferramentas digitais, sendo essas a forma mais viável para alcançar os educandos, essa ferramenta mapas conceituais contribuiu diretamente para a sondagem do processo de aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11951_TB2502_18082022105753.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO GOMES" "autor_email" => "edwardevangelico@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }