A matemática é uma ciência voltada para o ensino de números, bem como, suas diversas operações, tornando-se assim uma disciplina voltada para processos abstratos. Entretanto, é uma das áreas educacionais que mais está presente no cotidiano de todos. Pensando nesses processos abstratos e mediante o resultado de diversas pesquisas acadêmicas e avaliações nacionais, percebemos que ainda é grande as dificuldades encontradas pelos alunos da educação básica sobre essa ciência. Deste modo, destaca-se o aumento por buscas de metodologias alternativas e atividade lúdicas, que visem melhorar o aprendizado desta disciplina. Com isto, surgiu a ideia de aplicar uma gincana pedagógica para alunos do Ensino Médio integral do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira em Caém Bahia, logo, essa pesquisa busca explanar as atividades desenvolvidas na Gincana do Raciocínio Lógico. Contudo, essa pesquisa se caracteriza como sendo qualitativa, pois, nosso interesse é com todo o processo educacional da gincana e da pesquisa, e, não apenas com o resultado final obtido. A gincana foi desenvolvida por meio de duelos entre alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Integral do colégio supracitado, com questões matemáticas que envolvessem apenas o raciocino lógico como necessário para obter as respostas. Percebemos que houve número alto de participação dos estudantes, bem como, envolvimento satisfatório de todos nos duelos, além disso, ressaltamos o empenho de todos para resolver as perguntas matemáticas e tentar chegar ao resultado correto. Destacamos ainda, que foi perceptível a aceitação dos alunos com a atividade lúdica, informando nas falas que é de suma importância o uso de materiais didáticos lúdicos no ensino de matemática. Por fim, esperamos com essa pesquisa incentivar outros alunos a pesquisarem sobre a temática e a buscarem metodologias diferenciadas para o ensino de matemática, a exemplo de uma gincana de raciocínio lógico.