Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE RUPESTRE E LITOGRAVURAS NO ENSINO DE HISTÓRIA. “VISITAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PRETA, NO ENSINO MÉDIO”

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor um relato de experiência exitosa, ocorrido na Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz, unidade de ensino situada no município de Peixoto de Azevedo – MT. A unidade possui o formato Integral, e uma de suas principais vertentes pedagógicas é a aplicabilidade das temáticas estabelecidas em sala de aula ou seja, a apresentação prática de assunto abordado pelas disciplinas da BNCC, neste caso ao ser apresentado na disciplina de história temática voltada a origem dos seres humanos e suas principais marcas deixadas no tempo pelos nossos antepassados, surge uma necessidade de apresentar a arte rupestre como fonte histórica e o entendimento da relação entre o que é história e como pode ser construída, as turmas selecionadas para o desenvolvimento deste projeto foram do 1º ano 3º ano do Ensino Médio, já o local escolhido para demonstração prática de tais representações da história foi o sitio arqueológico de Pedra Preta localizado no município de Paranaíta – MT, esta aula de campo foi organiza e estruturada para visitação ao sitio arqueológico como culminância das aulas ministradas no interior da escola, onde os aluno puderam então observar e entender sobre as litogravuras existentes no referido sitio arqueológico, assim como amplificar seus conhecimentos com as diversas teorias apresentadas sobre o sítio arqueológico, tanto em sala de aula quanto na visitação, a observação dos diversos painéis de desenhos esculpidos na rocha, fazem deste, um dos sítios arqueológicos mais enigmáticos de Mato Grosso, já a conclusão que se chega é do quanto a capacidade de construção do conhecimento junto aos estudantes pode ser amplificada com a apresentação prática de determinadas temáticas antes apresentadas em sala de aula, lugar em que apenas as teorias eram discutidas e examinadas, porém sem possibilidade de apreciação concreta do que se discutia e apresentava.

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