UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE DISCENTES E DOCENTES NAS TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89185 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2397 "inscrito_id" => 12511 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE DISCENTES E DOCENTES NAS TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Essa pesquisa traz uma reflexão acerca das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil na rede pública municipal, dificuldades frente à realidade do ensino remoto emergente -ERE para crianças que estão na pré-escola, é possível perceber a necessidade de construir e repensar práticas pedagógicas reflexivas para sanar possíveis gaps na aprendizagem destas crianças. Cientes de que é imprescindível a assistência da família na educação de seus filhos, sendo parceira da escola, orientando-os na prática das atividades propostas, acompanhando seu desenvolvimento e suas dificuldades, registrando e compartilhando-as com os docentes para que juntos possam mediar essa aprendizagem. no entanto, há muitas dificuldades que por vezes impedem que este processo aconteça, em se tratando do contexto social e econômico no qual muitas famílias vivem expostas, em meio à vulnerabilidade social, e por muitas vezes o direito à educação, garantido pela Lei Magna, a Constituição Federal de 1988, não é cumprido integralmente. Diante das leituras e práticas acerca da temática e das discussões apresentadas, compreende-se que estamos vivendo o período da interatividade, da interconexão e de interação entre os sujeitos, cabendo constantemente também uma interação com os aparelhos tecnológicos, independentemente da finalidade. Nesse sentido, a escola, enquanto unidade de socialização e interação insere-se com um enorme desafio de promover formas de pensar e fazer educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12511_TB2397_12092022185852.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "dorinhanunes89@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89185 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2397 "inscrito_id" => 12511 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE DISCENTES E DOCENTES NAS TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Essa pesquisa traz uma reflexão acerca das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil na rede pública municipal, dificuldades frente à realidade do ensino remoto emergente -ERE para crianças que estão na pré-escola, é possível perceber a necessidade de construir e repensar práticas pedagógicas reflexivas para sanar possíveis gaps na aprendizagem destas crianças. Cientes de que é imprescindível a assistência da família na educação de seus filhos, sendo parceira da escola, orientando-os na prática das atividades propostas, acompanhando seu desenvolvimento e suas dificuldades, registrando e compartilhando-as com os docentes para que juntos possam mediar essa aprendizagem. no entanto, há muitas dificuldades que por vezes impedem que este processo aconteça, em se tratando do contexto social e econômico no qual muitas famílias vivem expostas, em meio à vulnerabilidade social, e por muitas vezes o direito à educação, garantido pela Lei Magna, a Constituição Federal de 1988, não é cumprido integralmente. Diante das leituras e práticas acerca da temática e das discussões apresentadas, compreende-se que estamos vivendo o período da interatividade, da interconexão e de interação entre os sujeitos, cabendo constantemente também uma interação com os aparelhos tecnológicos, independentemente da finalidade. Nesse sentido, a escola, enquanto unidade de socialização e interação insere-se com um enorme desafio de promover formas de pensar e fazer educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12511_TB2397_12092022185852.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "dorinhanunes89@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }