A Educação do Campo é baseada em diversos movimentos sociais ligados ao campo, buscando seus direitos e valores. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a relação teoria e prática presente nos cursos de Licenciatura em Educação do campo, do Piauí, na formação de professores do campo. A pesquisa possui abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com a realização de leituras e fichamentos, para aprofundamento quanto às fontes bibliográficas já produzidas acerca da relação teoria e prática, formação de professores, na Educação do campo; estudos e análises de Resoluções, Decretos sobre a formação de professores, da Educação do campo e também, os PPCs da Licenciatura em Educação do Campo, do Piauí. No Piauí, há quatro cursos de Licenciatura em Educação do Campo, distribuídos na Universidade Federal do Piauí, em 4 (quatro) campi: Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano-PI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) e Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus). Formar professores para atuação nas escolas do campo exige o compromisso com a diversidade e saberes campesinos. A teoria e prática possuem uma importância significativa na formação do futuro profissional da educação, favorece aos educandos e educadores um olhar crítico e reflexivo sobre suas próprias ações, a partir do entendimento dessa dimensão. O estudo apresenta-se relevante ao contribuir para o avanço das discussões que tratam da formação de professores e os debates relativos à abordagem das especificidades dos processos formativos e vínculo com seus sujeitos sociais e suas realidades. Considerando a universalidade da formação e as especificidades da LEDOC, a fim de repensá-la a partir dos aspectos da relação teoria e prática, para valorização dos educadores das escolas do campo.