Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que discute a formação estética de professores e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais. São apresentados os movimentos de criação e apresentação de uma performance art que tensiona as relações políticas e micropolíticas entre a vida e a arte. Temos como questão problema: quais temas constituem a performance art “Cartas a um armário” (2019) realizada por professores de arte e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais? A partir desta questão, elabora-se o seguinte objetivo geral: compreender os temas da performance art “Cartas a um armário” (2019) realizada por professores de arte e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais. Esta é uma investigação qualitativa e se caracteriza como uma PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, pois usa de um percurso de criação em arte para discutir questões acerca da educação. O referencial teórico tem como base as discussões de Bakhtin e o Círculo acerca da perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados iniciais evidenciam que a constituição identitária dos sujeitos reverbera nas cartas-relatos de experiências de vida que tensionam o lugar de violência de determinados sujeitos com recortes sociais específicos, como gênero e sexualidade, e a relação com o contexto em que vivem e as posições responsivas que exercem.