Considerando as possíveis consequências que a pandemia do COVID-19 ocasionou no sistema educacional, o presente trabalho constitui-se de uma análise descritiva sobre o impacto da pandemia no nível de conhecimento e interesse sobre ciência em estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de uma Escola Estadual de Pendências e 30 de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Natal. As perguntas aplicadas foram todas discursivas considerando os seguintes pontos: Natureza da ciência, impacto da ciência na sociedade, impacto da sociedade na ciência e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para saber o nível de interesse, foi solicitado que os participantes indicassem o grau de interesse que tinham em assuntos relacionados à ciência, em uma grade de 1 (pouco) a 10 (muito). Dentre os resultados obtidos, observou-se que quando questionados sobre natureza da ciência 75% relacionaram com meio ambiente, 40% afirmaram que a ciência não sofre impacto da sociedade, enquanto que todos afirmaram que a ciência tem um impacto positivo na sociedade, sobre o conhecimento do conteúdo da ciência pouquíssimos alunos conseguiram responder de maneira coerente com a pergunta, no entanto 65% mostram interesse acima de 6 para assuntos relacionados à ciência. Os resultados obtidos mostram que uma pequena quantidade de alunos entendem e têm conhecimento sobre ciência, embora tenham interesse no assunto. Desta forma podemos concluir a importância de aprimorar sequências didáticas que visem contribuir e reforçar a alfabetização científica.