No processo de ensino e aprendizagem a pesquisa científica vem se constituindo num forte instrumento para desenvolver saberes e habilidades do estudante, de tal forma, que este desenvolve o espírito investigativo e a capacidade de argumentação para apresentar soluções criativas mediante situação-problema. Este trabalho apresenta reflexões sobre as relações entre ensino e pesquisa como estratégias para a construção do conhecimento tecnológico dos alunos do Curso Técnico em Química do IFPB – Campus Campina Grande. Foi tomado como objeto de estudo as disciplinas de Princípios e Tecnologia de Alimentos (PTA) e Microbiologia no qual alunos bolsistas e voluntários fazem parte em projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus. Realizou-se uma abordagem sistemática de cunho teórico e prático alicerçada por meio de ferramentas que facilitam a formação e a aprendizagem com autonomia, para descobrir, questionar, analisar, comparar, avaliar, sintetizar e expressar pontos de vista que, certamente, contribuirão para a formação do educando como um sujeito crítico. Os resultados preliminares mostraram que a participação em projetos de pesquisa vem contribuindo para a formação do discente em relação às suas competências e habilidades. Desta forma, a inserção da pesquisa científica nas disciplinas de PTA e Microbiologia vem possibilitando aulas mais atrativas e ampliando os horizontes de conhecimento tecnológico dos alunos.