O presente artigo busca entender de que forma as várias etapas do desenvolvimento da educação infantil que ocorre em sua mais ampla essência, buscando entender desde os primeiros estudos sobre infância até os dias de hoje. Que mudanças significativas ocorreram, entre leis, pensamentos, ações etc. Trazendo reflexões para compreender o contexto histórico-social e cultural no qual se construiu e consolidou o atendimento às crianças pequenas. Essas reflexões propostas sugerem uma maior compreensão do que se é designado para a questão educacional para efetivada para atender a infância. Principalmente a infância pobre, onde a burguesia tinha um outro tratamento e para as crianças pobres o principal foco era o higienismo. Buscando também trazer uma reflexão da importância da educação infantil respeitando a infância. Sendo a Infância, o período do desenvolvimento do ser humano que vai do nascimento ao iniciar a adolescência, uma categoria social, de tipo geracional, e um grupo social de sujeitos activos, que interpretam e agem no mundo. Nessa ação estruturam e estabelecem padrões culturais. Podemos perceber como a percepção de educação infantil mudou ao longo dos anos, e como os profissionais ainda estão se adaptando ao enxergar a criança como parte de uma estrutura fundamental de uma sociedade.