“WEBTOON”: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA BASEADO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88938 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2065 "inscrito_id" => 14271 "titulo" => "“WEBTOON”: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA BASEADO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS" "resumo" => "A disciplina de física há décadas enfrenta, principalmente no ensino básico, um desafio constante que é o desinteresse dos alunos em compreender de maneira crítica os conceitos básicos desta ciência, por associarem a física a cálculos complexos. Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a modalidade de aula passou de presencial para remota. Desta forma, a utilização de recursos tecnológicos passou a fazer parte do cotidiano tanto do professor quanto do aluno. Essa modalidade de ensino emergencial caracteriza-se como um processo de ensino em que o aluno por meio de uma mídia digital ou material virtual realiza suas atividades sozinho. No ensino convencional, a rejeição pela física já era evidente no ensino básico, no ensino remoto passou a ser ainda mais crítica e preocupante. Nesse sentido, para romper esse obstáculo, o ensino de física precisa ser significativo e um dos possíveis encaminhamentos para que isso se efetue é usar a história em quadrinhos de modo virtual aplicada ao Ensino de Física. O atual desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem mediada por quadrinhos não é apenas um entretenimento lúdico, mas também se torna uma mídia educacional. Visto isso, o presente trabalho apresenta a construção de um Website como material pedagógico virtual baseado em história em quadrinhos, com o intuito de propor uma ferramenta midiática para o ensino de física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14271_TB2065_01122022153132.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "Pedro Leonardo" "autor_email" => "pe.leosn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88938 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2065 "inscrito_id" => 14271 "titulo" => "“WEBTOON”: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA BASEADO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS" "resumo" => "A disciplina de física há décadas enfrenta, principalmente no ensino básico, um desafio constante que é o desinteresse dos alunos em compreender de maneira crítica os conceitos básicos desta ciência, por associarem a física a cálculos complexos. Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a modalidade de aula passou de presencial para remota. Desta forma, a utilização de recursos tecnológicos passou a fazer parte do cotidiano tanto do professor quanto do aluno. Essa modalidade de ensino emergencial caracteriza-se como um processo de ensino em que o aluno por meio de uma mídia digital ou material virtual realiza suas atividades sozinho. No ensino convencional, a rejeição pela física já era evidente no ensino básico, no ensino remoto passou a ser ainda mais crítica e preocupante. Nesse sentido, para romper esse obstáculo, o ensino de física precisa ser significativo e um dos possíveis encaminhamentos para que isso se efetue é usar a história em quadrinhos de modo virtual aplicada ao Ensino de Física. O atual desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem mediada por quadrinhos não é apenas um entretenimento lúdico, mas também se torna uma mídia educacional. Visto isso, o presente trabalho apresenta a construção de um Website como material pedagógico virtual baseado em história em quadrinhos, com o intuito de propor uma ferramenta midiática para o ensino de física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14271_TB2065_01122022153132.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "Pedro Leonardo" "autor_email" => "pe.leosn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }