Este estudo de tese em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. O interesse por este objeto de pesquisa surgiu da seguinte questão: como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital? Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem, e como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir, coletivamente, os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre a formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, auxiliam-nos, nessa compreensão da formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; solidariedade; conhecimento-emancipação; ecologia de saberes e comunidade de prática formativa. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social.