Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA IMERSÃO CULTURAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: AULAS DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DOS 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ADÃO MARCELO DA ROCHA – TAIPU/RN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88797
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 8494
    "titulo" => "UMA IMERSÃO CULTURAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: AULAS DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DOS 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ADÃO MARCELO DA ROCHA – TAIPU/RN"
    "resumo" => "No contexto atual da geografia escolar, requer uma nova postura do professor perante as suas práticas em seu fazer pedagógico que busque novas alternativas de se trabalhar a geografia. Com isso, o ensino de Geografia abre a possibilidade de estudo da relação homem-meio, possibilitando assim, melhor explicar a sociedade e sua organização no espaço. A geografia enquanto seu objeto de estudo, tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem em demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Assim, a pesquisa tem por objetivo de descrever uma estratégia didática para o ensino de geografia em que utiliza a imersão cultural, ou seja, as dimensões linguísticas e sensoriais como música, documentários, fotografias, comidas típicas em relação a região Norte do Brasil. A pesquisa tem como local de desenvolvimento a Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, localizada na cidade de Taipu/RN. É uma instituição de ensino médio regular e a única que fornece tal modalidade no município citado. O intuito de trabalhar com esta temática parte do princípio que para o educador é preciso transitar por diversos meios didáticas e metodológicos que venham incrementar as aulas de geografia, além disso, a própria ciência geografia consegue promover múltiplas discursões e propostas para variadores temas que envolva o espaço e o homem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8494_TB1799_14072022212226.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO VIANA"
    "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88797
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 8494
    "titulo" => "UMA IMERSÃO CULTURAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: AULAS DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DOS 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ADÃO MARCELO DA ROCHA – TAIPU/RN"
    "resumo" => "No contexto atual da geografia escolar, requer uma nova postura do professor perante as suas práticas em seu fazer pedagógico que busque novas alternativas de se trabalhar a geografia. Com isso, o ensino de Geografia abre a possibilidade de estudo da relação homem-meio, possibilitando assim, melhor explicar a sociedade e sua organização no espaço. A geografia enquanto seu objeto de estudo, tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem em demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Assim, a pesquisa tem por objetivo de descrever uma estratégia didática para o ensino de geografia em que utiliza a imersão cultural, ou seja, as dimensões linguísticas e sensoriais como música, documentários, fotografias, comidas típicas em relação a região Norte do Brasil. A pesquisa tem como local de desenvolvimento a Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, localizada na cidade de Taipu/RN. É uma instituição de ensino médio regular e a única que fornece tal modalidade no município citado. O intuito de trabalhar com esta temática parte do princípio que para o educador é preciso transitar por diversos meios didáticas e metodológicos que venham incrementar as aulas de geografia, além disso, a própria ciência geografia consegue promover múltiplas discursões e propostas para variadores temas que envolva o espaço e o homem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8494_TB1799_14072022212226.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO VIANA"
    "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

No contexto atual da geografia escolar, requer uma nova postura do professor perante as suas práticas em seu fazer pedagógico que busque novas alternativas de se trabalhar a geografia. Com isso, o ensino de Geografia abre a possibilidade de estudo da relação homem-meio, possibilitando assim, melhor explicar a sociedade e sua organização no espaço. A geografia enquanto seu objeto de estudo, tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem em demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Assim, a pesquisa tem por objetivo de descrever uma estratégia didática para o ensino de geografia em que utiliza a imersão cultural, ou seja, as dimensões linguísticas e sensoriais como música, documentários, fotografias, comidas típicas em relação a região Norte do Brasil. A pesquisa tem como local de desenvolvimento a Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, localizada na cidade de Taipu/RN. É uma instituição de ensino médio regular e a única que fornece tal modalidade no município citado. O intuito de trabalhar com esta temática parte do princípio que para o educador é preciso transitar por diversos meios didáticas e metodológicos que venham incrementar as aulas de geografia, além disso, a própria ciência geografia consegue promover múltiplas discursões e propostas para variadores temas que envolva o espaço e o homem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.