A presente pesquisa tem por finalidade discorrer sobre as atividades desenvolvidas com o uso da tecnologia da informação no ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizadas nas Escolas durante a Pandemia do Vírus do Covid-19, com o objetivo de analisar as implicações do uso dessas tecnologias como recurso pedagógico e os desafios enfrentados para sua efetivação. Para o trabalho utilizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida, que possibilitou o caráter subjetivo do objeto estudado, averiguando particularidades e experiências em sala de aula virtual e o desafio para o professor, que reconheceu a importância dessa tecnologia digital dentro do desenvolvimento do conhecimento, destacando também os muitos entraves que se estabeleceram na realização com eficiência dessa nova metodologia, o que nos reporta ao serviço de internet, a falta de formação e a resistência de muitos professores, como principais dificuldades enfrentadas nesse processo. A tecnologia da informação faz parte do cotidiano das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas e, não concebem o mundo sem a existência desse recurso. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se teóricos como: Kenski (2003), Moran (2013), Masetto (2013), BNCC (2017), dentre outros que contribuíram na sua fundamentação.