Os conceitos de leituras apresentados pelos documentos oficiais nacionais estão alicerçados numa concepção interacionista da linguagem, ou seja, produção e recepção do texto se baseiam dinamicamente na interação ativa entre o seu produtor e o leitor. Nesse sentido, a estratégia da intertextualidade se apresenta como profícua nas etapas do processo da leitura: seleção, antecipação, inferência, verificação. Ao lado disso, para o 3 e 4 ciclos do Ensino Fundamental, o PCN privilegia práticas de leituras oral e escrita, a exemplo de contos, cordel e causos. A partir dessa orientação, o nosso objetivo é explorar a abordagem intertextual à luz da tradição da oralidade, símbolos e vivências, entre 3 textos. O primeiro, dos irmãos Grimm, intitulado “Os sapatos dançarinos'', o segundo “Os sete sapatos da princesa'', coletado por Cascudo, e o terceiro é o cordel “A dança das 12 princesas'', de Manoel Monteiro, que, ressalvando algumas diferenças, apresenta o mesmo tema. O percurso investigativo se desenvolverá no âmbito da leitura tomando como base Cosson (2021), Koch (2007) e Elias (2007). Para os aportes do gênero da tradição oral adotaremos: Benjamin (1994), Bakhtin (1998), Ayala (2003), Coelho (2012) e outras, como Pimentel (2012), Lima (2019) e Silva (2014). Entende-se que a proposta dessas estratégias de leitura são procedimentos que envolvem o cognitivo e o metacognitivo, que podem servir como referência de compreensão leitora, bem como contribuir para a metodologia do letramento.