INVESTIGANDO A MATA ATLÂNTICA POTIGUAR ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO VIRTUAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88453 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 11637 "titulo" => "INVESTIGANDO A MATA ATLÂNTICA POTIGUAR ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO VIRTUAIS" "resumo" => "O presente trabalho descreve uma sequência didática (SD) sobre o Bioma Mata atlântica (MA) aplicada com os estudantes da 3ª série da Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, no município de Senador Elói de Souza/RN, em que se buscou desenvolver aula de campo virtual sobre o Bioma Mata Atlântica. A SD foi realizada de forma remota em quatro momentos, assim os estudantes foram levados a uma imersão no ambiente de MA através de vídeos na plataforma YouTube. A utilização de vídeos oportunizou a interação deles com o ambiente em estudo, o que ocorreu em substituição a aula de campo tradicional que foi impossibilitada em decorrência da pandemia da Covid-19. A partir dos vídeos o conhecimento foi construído mediado pelas discussões. A abordagem seguiu as premissas do ensino investigativo exigindo do professor a mediação para estimular habilidades que permitiram aos estudantes solucionar as problemáticas propostas, possibilitando aos mesmos uma interação com vários pontos, destacando-se a que é estabelecida com outros estudantes, com o material disponível, com os saberes sistematizados e os já existentes. No ensino investigativo o processo de construção do conhecimento é o destaque, estimulando o protagonismo do estudante. Ao final do processo os estudantes conseguiram estabelecer suas concepções sobre o ambiente em estudo e relacioná-las com o que se mostra sobre o tema, assimilando que o Bioma em estudo também se faz presente no Rio Grande do Norte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11637_TB1082_08072022203004.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO GLEY CUNHA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marcio_bio2008@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88453 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 11637 "titulo" => "INVESTIGANDO A MATA ATLÂNTICA POTIGUAR ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO VIRTUAIS" "resumo" => "O presente trabalho descreve uma sequência didática (SD) sobre o Bioma Mata atlântica (MA) aplicada com os estudantes da 3ª série da Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, no município de Senador Elói de Souza/RN, em que se buscou desenvolver aula de campo virtual sobre o Bioma Mata Atlântica. A SD foi realizada de forma remota em quatro momentos, assim os estudantes foram levados a uma imersão no ambiente de MA através de vídeos na plataforma YouTube. A utilização de vídeos oportunizou a interação deles com o ambiente em estudo, o que ocorreu em substituição a aula de campo tradicional que foi impossibilitada em decorrência da pandemia da Covid-19. A partir dos vídeos o conhecimento foi construído mediado pelas discussões. A abordagem seguiu as premissas do ensino investigativo exigindo do professor a mediação para estimular habilidades que permitiram aos estudantes solucionar as problemáticas propostas, possibilitando aos mesmos uma interação com vários pontos, destacando-se a que é estabelecida com outros estudantes, com o material disponível, com os saberes sistematizados e os já existentes. No ensino investigativo o processo de construção do conhecimento é o destaque, estimulando o protagonismo do estudante. Ao final do processo os estudantes conseguiram estabelecer suas concepções sobre o ambiente em estudo e relacioná-las com o que se mostra sobre o tema, assimilando que o Bioma em estudo também se faz presente no Rio Grande do Norte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11637_TB1082_08072022203004.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO GLEY CUNHA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marcio_bio2008@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }