Este resumo traz a síntese deste estudo investigado pelos autores. A princípio, considera-se o ator de construir aquilo que inexistente, partindo de um processo reacional e livre. Dado esse pressuposto, que surgiu a inquietude dos autores em investigarem como é o processo de construção do conhecimento no ensino da matemática a partir da modelagem matemática. Podemos entender como modelagem matemática o processo educacional e epistemológico que permite o estudante abordar conteúdos matemáticos a partir de experiências e situações da realidade. E foi nessa ótica que buscamos na nossa essencial acadêmica, esmiuçar as contribuições teóricas a respeito da temática, analisando como esse processo de construção do conhecimento é constituído a partir desse recurso paradidático (modelagem matemática), e suas contribuições para o ensino da matemática. O perfil social dessa pesquisa caracteriza-se como descritivo e de caráter bibliográfico; onde procuramos descrever a análise e a reflexão dos resultados feitos na investigação a partir de trabalhos acadêmicos e obras literárias já existentes, fazendo um aparato geral das pesquisas já concluídas.