Este trabalho é de cunho qualitativo e tem como objetivo identificar quais níveis de pensamento e conhecimento estão contemplados na BNCC do Ensino Médio na área especifica da Matemática. Para isso, utilizamos a Taxonomia de Bloom, segundo Ferraz e Belhot, que conta com 6 tipos de pensamentos, que são lembrar, compreensão, aplicação, análise, avaliação e criar. Essa teoria propõe, também, a dimensão de conhecimentos que são, efetivo, conceitual, procedural e metacognitivo. Para realizar a análise, optamos pela metodologia de Análise de Conteúdo da Bardin que envolve três etapas, organização, codificação e categorização. A análise foi feita a partir das habilidades da BNCC no que tange a área especifica da Matemática. Concluímos, que as habilidades dão ênfase aos níveis aplicação e nenhum a avaliação. Referente a conhecimento foi exaltado o conceitual e não foi abordado em nenhuma habilidade o metacognitivo que podem levar os alunos a construir senso crítico. Esperamos que este trabalho possa contribuir para discussões sobre a BNCC na Educação Básica, especificamente, no Ensino Médio na área específica da Matemática e que os professores de matemática busquem estratégias para sanar as lacunas referente a aprendizagem dos estudantes que a BNCC apresenta, como as identificadas nesse estudo.