Os tempos atuais configuram novos processos humanos, culturais e sociais que tem demandado para diversos setores da sociedade, a exemplo da educação, mudanças de paradigmas, reinvenção do espaço escolar enquanto instituição cidadã, reinvenção dos professores e do perfil didático-pedagógico para o ensinar. O presente trabalho volta-se à formação desse profissional de grande importância para a educação em todos os âmbitos e modalidades de ensino. Objetivamos, particularmente, compreender como discentes do curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados que integram a primeira turma do campus Natal Zona-Leste IFRN percebem o curso na perspectiva do aprendizado da profissão docente. Qual o olhar do licenciando em relação aos conhecimentos apreendidos, os marcos da formação e possibilidades para atuar na educação profissional? Esta foi nossa questão norteadora. A escolha pela temática surgiu a partir da inquietação em entender o contexto do surgimento do curso de Formação Pedagógica no Brasil, quais suas principais motivações para institucionalizar tal graduação para profissionais já em exercício no campo da Educação Profissional. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo-exploratório, com utilização de pesquisa bibliográfica, documental e construção de dados com uma amostra de trinta licenciados do curso. Enquanto resultados alcançados, a pesquisa mostrou visões de alunos graduandos, que buscam no curso de Formação Pedagógica, ressignificar seus horizontes pedagógicos e construir seu perfil didático nos espaços escolares a partir dos conhecimentos e aprendizados apropriados sobre a profissão docente na educação profissional e tecnológica.