A educação infantil é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento das crianças, pois é a partir daí que começam as descobertas e buscas por um aprendizado, onde as curiosidades aparecem e posterior as respostas para cada maneira de aprendizagem de cada criança. Considerando essa primeira etapa de educação básica, conforme Brasil (1996), empreendendo acerca do desenvolvimento da linguagem infantil, o presente artigo tem a seguinte questão-problema: como articular e mobilizar os usos e funções da linguagem das crianças na educação infantil considerando a sua dimensão sociocultural? Por objetivo específico para o estudo trazemos: analisar como acontecem as interações (usos e funções) que ajudam a desenvolver a linguagem durante toda a rotina de alfabetização na educação infantil. Nosso estudo se inscreve numa abordagem qualitativa, realizado a partir de levantamento bibliográfico. Os resultados mostram o caráter complexo e multifacetado da alfabetização na educação infantil, pois, o trabalho está voltado principalmente para o desenvolvimento da linguagem, e muitos professores, sentem grandes dificuldades em diversificar as possibilidades linguísticas, o que muitas vezes, torna um trabalho limitado.