Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO EM LÍNGUA PORTUGUESA: OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES;, CONTEXTO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES, FORMAÇÃO COLABORATIVA. Pôster (PO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O texto se situa na apresentação do recorte de uma pesquisa em desenvolvimento. Esta se inscreve no campo das discussões da formação continuada de professores da Educação Básica. O objeto de estudo formação continuada de professores se propõe a analisar os sentidos da formação continuada construídos pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Pernambuco. O problema de pesquisa é quais sentidos da Formação Continuada são construídos pelos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Pernambuco? O objetivo geral, analisar os sentidos da Formação Continuada construídos pelos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Apresentam-se como objetivos específicos analisar os sentidos da formação continuada de professores inscritos nas publicações científicas no período de 2010 a 2014; analisar os sentidos da formação continuada construídos pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio lotados na Gerência Regional de Educação da Mata Centro em Pernambuco; identificar a partir dos discursos dos professores os elementos de permanência da formação continuada no contexto da prática na sala de aula. Dessa forma, ancoramo-nos em autores como Imbernón (2009, 2010, 2011), Gatti (2008, 2011), Pimenta (2006) para entendermos como os sentidos da formação continuada vêm sendo construídos historicamente, bem como identificarmos o atendimento às necessidades formativas dos professores a partir dessa formação. Dialogamos, ainda, com as contribuições de Tardif (2013) identificando os sentidos da formação continuada a partir da definição dos saberes docentes e sua materialização na prática dos professores, além de bebermos das contribuições de Vygotsky (2008) para a compreensão dos construtos sobre os sentidos. Construímos um percurso metodológico alicerçado na abordagem qualitativa de pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados são análise documental e entrevista. Para tratamento dos dados trabalharemos com à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). O cenário da pesquisa é a formação de professores de Língua Portuguesa do ensino médio (2013 e 2014) da rede pública estadual na Mata Centro em Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa serão cinco professores (do total de setenta professores participantes) de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Rede Pública Estadual que participaram das formações continuadas nos anos citados. Inicialmente tomamos as publicações científicas sobre formação continuada da ANPEd, Capes e PPGE em Educação da UFPE entre 2010 e 2014. Na análise documental trabalharemos com um documentário dos sujeitos da pesquisa, além da entrevista semiestruturada que permitirão o acesso aos sentidos presentes nas “mensagens”, o que nos permitirá o confronto entre os sentidos constituídos na formação e os que se mantém. O levantamento de dados dar-se-á em fevereiro e março de 2015, com a conclusão da pesquisa prevista para março de 2016. Como resultado nos propomos a ampliar o debate acerca das tendências da formação continuada, pautada na valorização do professor, enquanto partícipe ativo da formação que valida o processo numa perspectiva colaborativa.

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