Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENTRELAÇOS DO PENSAMENTO REFLEXIVO: A FÍSICA E A FILOSOFIA NUM DIÁLOGO CONSTANTE NA PRÁTICA EDUCATIVA DA EJA SEMIPRESENCIAL

Palavra-chaves: EJA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, AÇÃO INTERDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOAs mais recentes orientações para a educação brasileira fazem, não só, ressurgir a crença numa educação inclusiva e que realmente atenda às necessidades do educando. Mas avivam o sonho de um ensino para a vida diferentemente daquele ensino que apenas treina o educando para adquirir destreza. O que nos leva a refletir constantemente sobre: o que utilizar para auxiliar na formação de nossos alunos que estudam a EJA semipresencial? Como articular nossas práticas diárias as necessidades e vivências de nossos alunos? Essas e outras indagações têm nos instigado a buscar meios que garantam a nossos alunos uma aprendizagem mais consistente e eficaz. Nessa perspectiva, com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação propomos uma ação interdisciplinar, que reuniu as disciplinas de Física e Filosofia, em uma intervenção conjunta a qual é disponibilizado aos alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) por meio do Blog e de um questionário on-line através do Google docs. Desta forma, percebemos que nossos alunos podem utilizar ambientes colaborativos e recursos tecnológicos para aprender e interagir com os conteúdos em sala de aula. Palavras-chave: EJA. Aluno. Tecnologias educacionais. Ação interdisciplinarINTERLACES REFLECTIVE THINKING: PHYSICS AND PHILOSOPHY IN A CONSTANT DIALOGUE IN EDUCATIONAL PRACTICE OF EJA SEMIPRESENCILA ABSTRACT The most recent guidelines for the Brazilian education are not only, resurface the belief in inclusive education and that really meets the needs of the student. But enliven the dream of an education for life unlike that school that only trains the student to acquire skills. Which brings us to constantly reflect on: what to use to assist in the training of our students studying semi- EJA? How to articulate the needs of our daily practices and experiences of our students? These and other questions have prompted us to seek ways to ensure our students a more consistent and effective learning. From this perspective, with the assistance of the Information and Communication Technologies propose an interdisciplinary approach, bringing together the disciplines of physics and philosophy, in a joint intervention which provided students with the CEJA (Education Center for Youth and Adults) through Blog and an online questionnaire through Google docs. Thus, we realize that our students can use collaborative environments and technological resources to learn and interact with the content in the classroom. Keywords: EJA. Student. Educational technologies. interdisciplinary action

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