Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

BIOBLOG – CONEXÃO JOVEM DA BIOLOGIA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO APRENDIZADO

Palavra-chaves: PROJETO PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO, BLOG, PÔSTER Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8562
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 2682
    "titulo" => "BIOBLOG – CONEXÃO JOVEM DA BIOLOGIA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO APRENDIZADO"
    "resumo" => "A partir de diagnósticos realizados no início de ano letivo, foi observada uma deficiência na compreensão de contextos voltados à disciplina de Biologia, sendo nítidas as dificuldades de interpretação e entendimentos pela maioria dos discentes. Nesse contexto, houve a necessidade de buscar práticas pedagógicas diferenciadas e contextualizadas com a realidade. Objetivamos elaborações discentes de Pôsteres e Blogs, voltados ao ensino-aprendizado dinâmico do Componente Curricular Biologia, no incentivo às pesquisas, leituras e produções textuais e na motivação quanto ao uso dos recursos tecnológicos. O Projeto Pedagógico BioBlog – Conexão Jovem da Biologia: Construindo e Compartilhando Aprendizado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito em Araçagi/PB. Participaram 87 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo: 1º Ano A – 41, 2º Ano B – 25 e 2º Ano C – 21, respectivamente. Como ponto norteador foi criado pela docente o BioBlog, que abriu o espaço para as postagem de conteúdos e atividades da referida disciplina. De laboração discente tivemos a formulação de 15 Pôsteres temáticos e criação de 19 acessos viabilizados pelos Blogs. Um blog poderá no contexto educacional se constituir como uma ferramenta didática valiosa, pois é um facilitador do entrosamento estudantil para a construção colaborativa de conhecimento condizente com realidades. Os Pôsteres fizeram uma analogia ao “blog de papel” e serviram de contraponto ao recurso facilitador “editar” do Blog online. Obtivemos resultados satisfatórios mediante a ativa participação discente, na ação do aprender-fazendo, na valorização de habilidades e competências, como atos de inclusão e cidadania. Palavras-chaves: Projeto Pedagógico, Recurso Didático, Blog, Pôster."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO, BLOG, PÔSTER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_13_41_45_idinscrito_2682_de4c1948608e80815a3653f49e1f972c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILENE"
    "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "SAPIENS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8562
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 2682
    "titulo" => "BIOBLOG – CONEXÃO JOVEM DA BIOLOGIA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO APRENDIZADO"
    "resumo" => "A partir de diagnósticos realizados no início de ano letivo, foi observada uma deficiência na compreensão de contextos voltados à disciplina de Biologia, sendo nítidas as dificuldades de interpretação e entendimentos pela maioria dos discentes. Nesse contexto, houve a necessidade de buscar práticas pedagógicas diferenciadas e contextualizadas com a realidade. Objetivamos elaborações discentes de Pôsteres e Blogs, voltados ao ensino-aprendizado dinâmico do Componente Curricular Biologia, no incentivo às pesquisas, leituras e produções textuais e na motivação quanto ao uso dos recursos tecnológicos. O Projeto Pedagógico BioBlog – Conexão Jovem da Biologia: Construindo e Compartilhando Aprendizado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito em Araçagi/PB. Participaram 87 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo: 1º Ano A – 41, 2º Ano B – 25 e 2º Ano C – 21, respectivamente. Como ponto norteador foi criado pela docente o BioBlog, que abriu o espaço para as postagem de conteúdos e atividades da referida disciplina. De laboração discente tivemos a formulação de 15 Pôsteres temáticos e criação de 19 acessos viabilizados pelos Blogs. Um blog poderá no contexto educacional se constituir como uma ferramenta didática valiosa, pois é um facilitador do entrosamento estudantil para a construção colaborativa de conhecimento condizente com realidades. Os Pôsteres fizeram uma analogia ao “blog de papel” e serviram de contraponto ao recurso facilitador “editar” do Blog online. Obtivemos resultados satisfatórios mediante a ativa participação discente, na ação do aprender-fazendo, na valorização de habilidades e competências, como atos de inclusão e cidadania. Palavras-chaves: Projeto Pedagógico, Recurso Didático, Blog, Pôster."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO, BLOG, PÔSTER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_13_41_45_idinscrito_2682_de4c1948608e80815a3653f49e1f972c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILENE"
    "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "SAPIENS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A partir de diagnósticos realizados no início de ano letivo, foi observada uma deficiência na compreensão de contextos voltados à disciplina de Biologia, sendo nítidas as dificuldades de interpretação e entendimentos pela maioria dos discentes. Nesse contexto, houve a necessidade de buscar práticas pedagógicas diferenciadas e contextualizadas com a realidade. Objetivamos elaborações discentes de Pôsteres e Blogs, voltados ao ensino-aprendizado dinâmico do Componente Curricular Biologia, no incentivo às pesquisas, leituras e produções textuais e na motivação quanto ao uso dos recursos tecnológicos. O Projeto Pedagógico BioBlog – Conexão Jovem da Biologia: Construindo e Compartilhando Aprendizado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito em Araçagi/PB. Participaram 87 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo: 1º Ano A – 41, 2º Ano B – 25 e 2º Ano C – 21, respectivamente. Como ponto norteador foi criado pela docente o BioBlog, que abriu o espaço para as postagem de conteúdos e atividades da referida disciplina. De laboração discente tivemos a formulação de 15 Pôsteres temáticos e criação de 19 acessos viabilizados pelos Blogs. Um blog poderá no contexto educacional se constituir como uma ferramenta didática valiosa, pois é um facilitador do entrosamento estudantil para a construção colaborativa de conhecimento condizente com realidades. Os Pôsteres fizeram uma analogia ao “blog de papel” e serviram de contraponto ao recurso facilitador “editar” do Blog online. Obtivemos resultados satisfatórios mediante a ativa participação discente, na ação do aprender-fazendo, na valorização de habilidades e competências, como atos de inclusão e cidadania. Palavras-chaves: Projeto Pedagógico, Recurso Didático, Blog, Pôster.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.