Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELE: ROMPENDO FRONTEIRAS E CONSTRUINDO DIÁLOGOS ATRAVÉS DAS SÉRIES LATINO-AMERICANAS

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, DOCÊNCIA, RESIDÊNCIA, SÉRIES, ESPANHOL Comunicação Oral (CO) GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85326
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 364
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELE: ROMPENDO FRONTEIRAS\r\n
      E CONSTRUINDO DIÁLOGOS ATRAVÉS DAS SÉRIES\r\n
      LATINO-AMERICANAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO DE\r\n
      ESPANHOL DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA\r\n
      RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO PERÍODO QUE ABRANGE DESDE OUTUBRO DE 2020 ATÉ MARÇO DE 2022, DE\r\n
      MODO A APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS PROPORCIONADOS PELAS AÇÕES REALIZADAS E CONHECIMENTOS\r\n
      ADQUIRIDOS NESSA JORNADA À DOCÊNCIA. PROPÕE-SE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA\r\n
      INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ELE POR MEIO DAS SÉRIES LATINO-AMERICANAS LEVANDO OS TEMAS\r\n
      TRANSVERSAIS PARA A IMERSÃO DO ESPANHOL NA VIDA DO ALUNO COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO E\r\n
      CONSTRUÇÃO DE VALORES E SABERES. DENTRE AS AÇÕES REALIZADAS, UM DE NOSSOS ENFOQUES SE PAUTOU NO\r\n
      EIXO REGÊNCIA, ESPECIALMENTE NA EXPERIÊNCIA QUE TIVEMOS NO CURSO DE EXTENSÃO QUE OFERECEMOS\r\n
      DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS ELEMENTOS CULTURAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE JOGOS E\r\n
      SÉRIES. CONSIDERAMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA FOI CRUCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS ATIVAS\r\n
      MEDIANTE AS TECNOLOGIAS, ONDE NÓS PROFESSORES FOMOS MEROS MEDIADORES E OS ALUNOS FORAM OS\r\n
      PRÓPRIOS PROTAGONISTAS EM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DAS TEMÁTICAS TRANSVERSAIS\r\n
      TRABALHADAS EM SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO BOVO (2004), SOUZA\r\n
      (2017), FERRI (2017) ENTRE OUTROS, QUE PROBLEMATIZAM E EVIDENCIAM A RELEVÂNCIA DA\r\n
      INTERDISCIPLINARIDADE NA VIDA DO DOCENTE E DO ALUNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, DOCÊNCIA, RESIDÊNCIA, SÉRIES, ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA7_ID364_10032022162920.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALICE DE SIQUEIRA MELO"
    "autor_nome_curto" => "NAH MELO"
    "autor_email" => "namello2016@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85326
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 364
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELE: ROMPENDO FRONTEIRAS\r\n
      E CONSTRUINDO DIÁLOGOS ATRAVÉS DAS SÉRIES\r\n
      LATINO-AMERICANAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO DE\r\n
      ESPANHOL DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA\r\n
      RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO PERÍODO QUE ABRANGE DESDE OUTUBRO DE 2020 ATÉ MARÇO DE 2022, DE\r\n
      MODO A APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS PROPORCIONADOS PELAS AÇÕES REALIZADAS E CONHECIMENTOS\r\n
      ADQUIRIDOS NESSA JORNADA À DOCÊNCIA. PROPÕE-SE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA\r\n
      INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ELE POR MEIO DAS SÉRIES LATINO-AMERICANAS LEVANDO OS TEMAS\r\n
      TRANSVERSAIS PARA A IMERSÃO DO ESPANHOL NA VIDA DO ALUNO COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO E\r\n
      CONSTRUÇÃO DE VALORES E SABERES. DENTRE AS AÇÕES REALIZADAS, UM DE NOSSOS ENFOQUES SE PAUTOU NO\r\n
      EIXO REGÊNCIA, ESPECIALMENTE NA EXPERIÊNCIA QUE TIVEMOS NO CURSO DE EXTENSÃO QUE OFERECEMOS\r\n
      DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS ELEMENTOS CULTURAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE JOGOS E\r\n
      SÉRIES. CONSIDERAMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA FOI CRUCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS ATIVAS\r\n
      MEDIANTE AS TECNOLOGIAS, ONDE NÓS PROFESSORES FOMOS MEROS MEDIADORES E OS ALUNOS FORAM OS\r\n
      PRÓPRIOS PROTAGONISTAS EM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DAS TEMÁTICAS TRANSVERSAIS\r\n
      TRABALHADAS EM SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO BOVO (2004), SOUZA\r\n
      (2017), FERRI (2017) ENTRE OUTROS, QUE PROBLEMATIZAM E EVIDENCIAM A RELEVÂNCIA DA\r\n
      INTERDISCIPLINARIDADE NA VIDA DO DOCENTE E DO ALUNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, DOCÊNCIA, RESIDÊNCIA, SÉRIES, ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA7_ID364_10032022162920.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALICE DE SIQUEIRA MELO"
    "autor_nome_curto" => "NAH MELO"
    "autor_email" => "namello2016@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO DE ESPANHOL DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO PERÍODO QUE ABRANGE DESDE OUTUBRO DE 2020 ATÉ MARÇO DE 2022, DE MODO A APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS PROPORCIONADOS PELAS AÇÕES REALIZADAS E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NESSA JORNADA À DOCÊNCIA. PROPÕE-SE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ELE POR MEIO DAS SÉRIES LATINO-AMERICANAS LEVANDO OS TEMAS TRANSVERSAIS PARA A IMERSÃO DO ESPANHOL NA VIDA DO ALUNO COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES E SABERES. DENTRE AS AÇÕES REALIZADAS, UM DE NOSSOS ENFOQUES SE PAUTOU NO EIXO REGÊNCIA, ESPECIALMENTE NA EXPERIÊNCIA QUE TIVEMOS NO CURSO DE EXTENSÃO QUE OFERECEMOS DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS ELEMENTOS CULTURAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE JOGOS E SÉRIES. CONSIDERAMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA FOI CRUCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS ATIVAS MEDIANTE AS TECNOLOGIAS, ONDE NÓS PROFESSORES FOMOS MEROS MEDIADORES E OS ALUNOS FORAM OS PRÓPRIOS PROTAGONISTAS EM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DAS TEMÁTICAS TRANSVERSAIS TRABALHADAS EM SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO BOVO (2004), SOUZA (2017), FERRI (2017) ENTRE OUTROS, QUE PROBLEMATIZAM E EVIDENCIAM A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA VIDA DO DOCENTE E DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.