Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

OS DESAFIOS DO ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REFLETINDO LITERATURA POPULAR SOBRE LUTAS CAMPONESAS.

Palavra-chaves: ENSINO, LEITURA, CORDEL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATITA POPULAR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83391
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 235
    "titulo" => """
      OS DESAFIOS DO  ENSINO DA LEITURA  NA EDUCAÇÃO BÁSICA. \r\n
      REFLETINDO LITERATURA POPULAR SOBRE LUTAS CAMPONESAS.
      """
    "resumo" => """
      CONTEMPLAR A LITERATURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR CAMPONESES, \r\n
      SUJEITOS DO CAMPO, EXTERIORIZANDO SUA HISTÓRIA, SUA LUTA, SEUS OBJETIVOS E SUA VIDA  É PRIMAR POR \r\n
      UMA PERSPECTIVA DIRECIONADA POR UM OLHAR TOTALMENTE EDUCATIVO E POR EM PRÁTICA O DESAFIO DO \r\n
      ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DA  TEORIA SEMIÓTICA ATRAVÉS DO PROCESSO DE \r\n
      APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM COM RECURSOS TEXTUAIS ESCRITOS E IMAGÉTICOS. \r\n
        ESTE  OLHAR  REFLEXIVO  QUE  RETRATA  UM  ESPAÇO  ÍMPAR  DA  SOCIEDADE  BRASILEIRA  AO  LONGO    DE  TODA \r\n
      SUA  HISTÓRIA,  QUER  SEJA  HISTÓRICA  CULTURAL  OU    RESTRITAMENTE  NO  ASPECTO  EDUCATIVO  NO  ÂMBITO  DA \r\n
      ESCOLA E DO SUJEITO DO CAMPO E DO PRÓPRIO MUNDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL DE UMA  CLASSE \r\n
      SOCIAL    E  DE  UMA  CULTURA  EM  PARTICULAR  DE  FORMA  INCLUSIVA  NA  CONSTRUÇÃO  DOS  SABERES  SOB \r\n
      OLHARES ESPECÍFICOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DA  EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE DURANTE A  \r\n
      FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO. \r\n
         SEGUNDO    ISABEL  SOLÉ  (1987),  LER  É  UM  PROCESSO  DE  INTERAÇÃO  ENTRE  O  LEITOR  E  O  TEXTO. \r\n
      CONSIDERANDO-SE A LEITURA  SER UMA ATIVIDADE QUE SE REALIZA INDIVIDUALMENTE OU COLETIVA, MAS, \r\n
      QUE SE INSERE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL QUE ENVOLVE ALGUMAS REAÇÕES  E \r\n
      DETERMINADAS  CAPACIDADES  HUMANAS    QUE  VÃO  DESDE  A  REALIZAÇÃO  DA  DECODIFICAÇÃO  DO  SISTEMA \r\n
      DE ESCRITA ATÉ A REALIZAÇÃO PLENA DA COMPREENSÃO DO SENTIDO DO RESPECTIVO TEXTO QUE SEJA LIDO, \r\n
      COMPREENDIDO E INTERPRETADO PELO LEITOR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, CORDEL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATITA POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA101_ID235_23102021143504.pdf"
    "created_at" => "2022-02-23 10:21:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLINHOS"
    "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83391
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 235
    "titulo" => """
      OS DESAFIOS DO  ENSINO DA LEITURA  NA EDUCAÇÃO BÁSICA. \r\n
      REFLETINDO LITERATURA POPULAR SOBRE LUTAS CAMPONESAS.
      """
    "resumo" => """
      CONTEMPLAR A LITERATURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR CAMPONESES, \r\n
      SUJEITOS DO CAMPO, EXTERIORIZANDO SUA HISTÓRIA, SUA LUTA, SEUS OBJETIVOS E SUA VIDA  É PRIMAR POR \r\n
      UMA PERSPECTIVA DIRECIONADA POR UM OLHAR TOTALMENTE EDUCATIVO E POR EM PRÁTICA O DESAFIO DO \r\n
      ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DA  TEORIA SEMIÓTICA ATRAVÉS DO PROCESSO DE \r\n
      APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM COM RECURSOS TEXTUAIS ESCRITOS E IMAGÉTICOS. \r\n
        ESTE  OLHAR  REFLEXIVO  QUE  RETRATA  UM  ESPAÇO  ÍMPAR  DA  SOCIEDADE  BRASILEIRA  AO  LONGO    DE  TODA \r\n
      SUA  HISTÓRIA,  QUER  SEJA  HISTÓRICA  CULTURAL  OU    RESTRITAMENTE  NO  ASPECTO  EDUCATIVO  NO  ÂMBITO  DA \r\n
      ESCOLA E DO SUJEITO DO CAMPO E DO PRÓPRIO MUNDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL DE UMA  CLASSE \r\n
      SOCIAL    E  DE  UMA  CULTURA  EM  PARTICULAR  DE  FORMA  INCLUSIVA  NA  CONSTRUÇÃO  DOS  SABERES  SOB \r\n
      OLHARES ESPECÍFICOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DA  EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE DURANTE A  \r\n
      FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO. \r\n
         SEGUNDO    ISABEL  SOLÉ  (1987),  LER  É  UM  PROCESSO  DE  INTERAÇÃO  ENTRE  O  LEITOR  E  O  TEXTO. \r\n
      CONSIDERANDO-SE A LEITURA  SER UMA ATIVIDADE QUE SE REALIZA INDIVIDUALMENTE OU COLETIVA, MAS, \r\n
      QUE SE INSERE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL QUE ENVOLVE ALGUMAS REAÇÕES  E \r\n
      DETERMINADAS  CAPACIDADES  HUMANAS    QUE  VÃO  DESDE  A  REALIZAÇÃO  DA  DECODIFICAÇÃO  DO  SISTEMA \r\n
      DE ESCRITA ATÉ A REALIZAÇÃO PLENA DA COMPREENSÃO DO SENTIDO DO RESPECTIVO TEXTO QUE SEJA LIDO, \r\n
      COMPREENDIDO E INTERPRETADO PELO LEITOR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, CORDEL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATITA POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA101_ID235_23102021143504.pdf"
    "created_at" => "2022-02-23 10:21:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLINHOS"
    "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

CONTEMPLAR A LITERATURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR CAMPONESES, SUJEITOS DO CAMPO, EXTERIORIZANDO SUA HISTÓRIA, SUA LUTA, SEUS OBJETIVOS E SUA VIDA É PRIMAR POR UMA PERSPECTIVA DIRECIONADA POR UM OLHAR TOTALMENTE EDUCATIVO E POR EM PRÁTICA O DESAFIO DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DA TEORIA SEMIÓTICA ATRAVÉS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM COM RECURSOS TEXTUAIS ESCRITOS E IMAGÉTICOS. ESTE OLHAR REFLEXIVO QUE RETRATA UM ESPAÇO ÍMPAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DE TODA SUA HISTÓRIA, QUER SEJA HISTÓRICA CULTURAL OU RESTRITAMENTE NO ASPECTO EDUCATIVO NO ÂMBITO DA ESCOLA E DO SUJEITO DO CAMPO E DO PRÓPRIO MUNDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL DE UMA CLASSE SOCIAL E DE UMA CULTURA EM PARTICULAR DE FORMA INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOB OLHARES ESPECÍFICOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE DURANTE A FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO. SEGUNDO ISABEL SOLÉ (1987), LER É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO. CONSIDERANDO-SE A LEITURA SER UMA ATIVIDADE QUE SE REALIZA INDIVIDUALMENTE OU COLETIVA, MAS, QUE SE INSERE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL QUE ENVOLVE ALGUMAS REAÇÕES E DETERMINADAS CAPACIDADES HUMANAS QUE VÃO DESDE A REALIZAÇÃO DA DECODIFICAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ATÉ A REALIZAÇÃO PLENA DA COMPREENSÃO DO SENTIDO DO RESPECTIVO TEXTO QUE SEJA LIDO, COMPREENDIDO E INTERPRETADO PELO LEITOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.