Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA POSSIBILITA AO EDUCANDO NOVAS POSTURAS PERANTE A SOCIEDADE

Palavra-chaves: NATUREZA, HOMEM, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8335
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1444
    "inscrito_id" => 1971
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA POSSIBILITA AO EDUCANDO NOVAS POSTURAS PERANTE A SOCIEDADE"
    "resumo" => "Pretende-se analisar a questão do ensino ambiental na escola numa dialética de enfrentamento dos paradigmas preestabelecidos na sociedade contemporânea. Embora existam dificuldades a serem desmitificadas no meio educacional, ainda é visível em alguns profissionais da área, uma certa resistência, em mudar a visão a respeito dessa temática fundamental para os indivíduos na sua formação de cidadãos mais consciente em relação ao meio ambiente. Nessa perspectiva, são incorporadas novas abordagens e questionamentos que atendam a realidade posta pela sociedade na vida cotidiana das pessoas, sendo assim, tornam-se essenciais a compreensão e a valorização do papel da escola para que ocorram mudanças de comportamento dos educandos. A partir do ensino da temática educação ambiental, o docente deve fazer uma reflexão com os educandos, por meio da concepção de como o homem está utilizando os recursos naturais, os mesmos terão oportunidade de perceber diversos pontos de vista do mesmo tema, portanto haverá uma discussão acalorada e propositiva onde o foco principal é a aprendizagem. Nesse contexto, o conteúdo meio ambiente sendo um tema transversal pode ser abordado por todos os componentes curriculares, buscando enfatizar a preservação da natureza como fundamental para a sobrevivência humana. A fundamentação teórica foi construída a partir de artigos científicos, livros, para enriquecer o trabalho, proporcionando assim uma análise comparativa entre o teórico metodológico e o que é posto em prática. A partir do papel social do ensino, teremos resultados satisfatórios, pois educação ambiental é essencial para construção de uma sociedade mais consciente de suas atribuições sustentáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "NATUREZA, HOMEM, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_33_36_idinscrito_1971_c6f993af47f1ebb02540fe216749ff5d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IZAEL FERNANDES DA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "IZAEL PAZ"
    "autor_email" => "joseizaelpb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8335
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1444
    "inscrito_id" => 1971
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA POSSIBILITA AO EDUCANDO NOVAS POSTURAS PERANTE A SOCIEDADE"
    "resumo" => "Pretende-se analisar a questão do ensino ambiental na escola numa dialética de enfrentamento dos paradigmas preestabelecidos na sociedade contemporânea. Embora existam dificuldades a serem desmitificadas no meio educacional, ainda é visível em alguns profissionais da área, uma certa resistência, em mudar a visão a respeito dessa temática fundamental para os indivíduos na sua formação de cidadãos mais consciente em relação ao meio ambiente. Nessa perspectiva, são incorporadas novas abordagens e questionamentos que atendam a realidade posta pela sociedade na vida cotidiana das pessoas, sendo assim, tornam-se essenciais a compreensão e a valorização do papel da escola para que ocorram mudanças de comportamento dos educandos. A partir do ensino da temática educação ambiental, o docente deve fazer uma reflexão com os educandos, por meio da concepção de como o homem está utilizando os recursos naturais, os mesmos terão oportunidade de perceber diversos pontos de vista do mesmo tema, portanto haverá uma discussão acalorada e propositiva onde o foco principal é a aprendizagem. Nesse contexto, o conteúdo meio ambiente sendo um tema transversal pode ser abordado por todos os componentes curriculares, buscando enfatizar a preservação da natureza como fundamental para a sobrevivência humana. A fundamentação teórica foi construída a partir de artigos científicos, livros, para enriquecer o trabalho, proporcionando assim uma análise comparativa entre o teórico metodológico e o que é posto em prática. A partir do papel social do ensino, teremos resultados satisfatórios, pois educação ambiental é essencial para construção de uma sociedade mais consciente de suas atribuições sustentáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "NATUREZA, HOMEM, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_33_36_idinscrito_1971_c6f993af47f1ebb02540fe216749ff5d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IZAEL FERNANDES DA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "IZAEL PAZ"
    "autor_email" => "joseizaelpb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Pretende-se analisar a questão do ensino ambiental na escola numa dialética de enfrentamento dos paradigmas preestabelecidos na sociedade contemporânea. Embora existam dificuldades a serem desmitificadas no meio educacional, ainda é visível em alguns profissionais da área, uma certa resistência, em mudar a visão a respeito dessa temática fundamental para os indivíduos na sua formação de cidadãos mais consciente em relação ao meio ambiente. Nessa perspectiva, são incorporadas novas abordagens e questionamentos que atendam a realidade posta pela sociedade na vida cotidiana das pessoas, sendo assim, tornam-se essenciais a compreensão e a valorização do papel da escola para que ocorram mudanças de comportamento dos educandos. A partir do ensino da temática educação ambiental, o docente deve fazer uma reflexão com os educandos, por meio da concepção de como o homem está utilizando os recursos naturais, os mesmos terão oportunidade de perceber diversos pontos de vista do mesmo tema, portanto haverá uma discussão acalorada e propositiva onde o foco principal é a aprendizagem. Nesse contexto, o conteúdo meio ambiente sendo um tema transversal pode ser abordado por todos os componentes curriculares, buscando enfatizar a preservação da natureza como fundamental para a sobrevivência humana. A fundamentação teórica foi construída a partir de artigos científicos, livros, para enriquecer o trabalho, proporcionando assim uma análise comparativa entre o teórico metodológico e o que é posto em prática. A partir do papel social do ensino, teremos resultados satisfatórios, pois educação ambiental é essencial para construção de uma sociedade mais consciente de suas atribuições sustentáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.