Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO ESCOLAR, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8301
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1457
    "inscrito_id" => 3533
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores.  Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.Palavras-chaves: Gestão escolar, coordenação escolar e processo de ensino, e aprendizagem.  ABSTRACT: This article presents a study on the role of coordinating education in the teaching and learning process, considering it as an integral and fundamental school management and continuing education of teachers . As role of coordinating education in the teaching learning process ? The authors analyze the theme , with the references to some authors , such as Luck , Vasconcellos , Libaneo and among other scholars in the educational field and the Law of Guidelines and Bases of National Education , in order to describe, analyze and question the pedagogical practices of management team of the City College of the City Tancredo Neves Paudalho- Pernambuco . We used as instruments to collect data supported by structured interviews and observation script . For analysis and evaluation of data collected construct analytical categories , trying to analyze what we consider important and performing a thorough exam to detect possible flaws and misinformation and distorted in order to not influence the results , concluding that for the consolidation of an educational process quality , ongoing participation of all who make up the school management in making decisions guiding this process and in decisions concerning public spheres , disrupting repressive ideology and principles that seek to control civil society is needed .Keywords : School management , school and coordinating the teaching process and learning."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO ESCOLAR, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_02_00_idinscrito_3533_006669a8bada7fe7c76f954d7e97fad7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY KAROLINE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY KAROLINE"
    "autor_email" => "kelly-karoline19@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8301
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1457
    "inscrito_id" => 3533
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores.  Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.Palavras-chaves: Gestão escolar, coordenação escolar e processo de ensino, e aprendizagem.  ABSTRACT: This article presents a study on the role of coordinating education in the teaching and learning process, considering it as an integral and fundamental school management and continuing education of teachers . As role of coordinating education in the teaching learning process ? The authors analyze the theme , with the references to some authors , such as Luck , Vasconcellos , Libaneo and among other scholars in the educational field and the Law of Guidelines and Bases of National Education , in order to describe, analyze and question the pedagogical practices of management team of the City College of the City Tancredo Neves Paudalho- Pernambuco . We used as instruments to collect data supported by structured interviews and observation script . For analysis and evaluation of data collected construct analytical categories , trying to analyze what we consider important and performing a thorough exam to detect possible flaws and misinformation and distorted in order to not influence the results , concluding that for the consolidation of an educational process quality , ongoing participation of all who make up the school management in making decisions guiding this process and in decisions concerning public spheres , disrupting repressive ideology and principles that seek to control civil society is needed .Keywords : School management , school and coordinating the teaching process and learning."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO ESCOLAR, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_02_00_idinscrito_3533_006669a8bada7fe7c76f954d7e97fad7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY KAROLINE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY KAROLINE"
    "autor_email" => "kelly-karoline19@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores. Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.Palavras-chaves: Gestão escolar, coordenação escolar e processo de ensino, e aprendizagem. ABSTRACT: This article presents a study on the role of coordinating education in the teaching and learning process, considering it as an integral and fundamental school management and continuing education of teachers . As role of coordinating education in the teaching learning process ? The authors analyze the theme , with the references to some authors , such as Luck , Vasconcellos , Libaneo and among other scholars in the educational field and the Law of Guidelines and Bases of National Education , in order to describe, analyze and question the pedagogical practices of management team of the City College of the City Tancredo Neves Paudalho- Pernambuco . We used as instruments to collect data supported by structured interviews and observation script . For analysis and evaluation of data collected construct analytical categories , trying to analyze what we consider important and performing a thorough exam to detect possible flaws and misinformation and distorted in order to not influence the results , concluding that for the consolidation of an educational process quality , ongoing participation of all who make up the school management in making decisions guiding this process and in decisions concerning public spheres , disrupting repressive ideology and principles that seek to control civil society is needed .Keywords : School management , school and coordinating the teaching process and learning.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.