Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

UMA ANÁLISE DA LEITURA NO 2ªANO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, LEITURA, ENSINO MÉDIO. Comunicação Oral (CO) Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8286
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA LEITURA NO 2ªANO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo apresenta uma análise das observações e entrevistas realizadas por nós graduandas do curso de Letras e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Escola Estadual Dr.Edino Jales, localizada no Município de Patu-Rn. Tendo como principal objetivo compreender se os educandos desenvolvem práticas de leitura e identificar as principais dificuldades nesse processo, uma vez que o PIBID será de suma importância na troca de experiências nesse aspecto que favorece a formação do cidadão. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de estudo a entrevista com 21 alunos, faixa etária entre 16 e 18 anos, todos responderam a oito perguntas, expondo mais especificadamente, às concepções que possuem sobre a leitura. Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira fala sobre a visão social da leitura, bem como também da leitura em sala de aula. A segunda parte trata das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos em relação à falta de leitura. Por conseguinte seguem-se breves considerações sobre o tema. Dessa forma, cientes da importância deste trabalho para melhor desenvolver a análise aqui exposta, foram também realizados estudos bibliográficos com os autores: BRAGGIO (1992), FREIRE (1996), SOLÉ (1998). Os resultados apontam que todos os alunos têm noção da importância da leitura. A maioria alega que a leitura proporciona o aumento do conhecimento e melhora a escrita e a interpretação. Outros leem quando sentem vontade ou por imposição dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_11_20_12_idinscrito_615_2ff214bc9d48db80d3a2c9171f30fb4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHARLANE DE OLIVEIRA DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHARLANE"
    "autor_email" => "micharlanedutra@hotmail.c"
    "autor_ies" => "CAP/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8286
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA LEITURA NO 2ªANO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo apresenta uma análise das observações e entrevistas realizadas por nós graduandas do curso de Letras e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Escola Estadual Dr.Edino Jales, localizada no Município de Patu-Rn. Tendo como principal objetivo compreender se os educandos desenvolvem práticas de leitura e identificar as principais dificuldades nesse processo, uma vez que o PIBID será de suma importância na troca de experiências nesse aspecto que favorece a formação do cidadão. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de estudo a entrevista com 21 alunos, faixa etária entre 16 e 18 anos, todos responderam a oito perguntas, expondo mais especificadamente, às concepções que possuem sobre a leitura. Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira fala sobre a visão social da leitura, bem como também da leitura em sala de aula. A segunda parte trata das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos em relação à falta de leitura. Por conseguinte seguem-se breves considerações sobre o tema. Dessa forma, cientes da importância deste trabalho para melhor desenvolver a análise aqui exposta, foram também realizados estudos bibliográficos com os autores: BRAGGIO (1992), FREIRE (1996), SOLÉ (1998). Os resultados apontam que todos os alunos têm noção da importância da leitura. A maioria alega que a leitura proporciona o aumento do conhecimento e melhora a escrita e a interpretação. Outros leem quando sentem vontade ou por imposição dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_11_20_12_idinscrito_615_2ff214bc9d48db80d3a2c9171f30fb4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHARLANE DE OLIVEIRA DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHARLANE"
    "autor_email" => "micharlanedutra@hotmail.c"
    "autor_ies" => "CAP/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta uma análise das observações e entrevistas realizadas por nós graduandas do curso de Letras e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Escola Estadual Dr.Edino Jales, localizada no Município de Patu-Rn. Tendo como principal objetivo compreender se os educandos desenvolvem práticas de leitura e identificar as principais dificuldades nesse processo, uma vez que o PIBID será de suma importância na troca de experiências nesse aspecto que favorece a formação do cidadão. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de estudo a entrevista com 21 alunos, faixa etária entre 16 e 18 anos, todos responderam a oito perguntas, expondo mais especificadamente, às concepções que possuem sobre a leitura. Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira fala sobre a visão social da leitura, bem como também da leitura em sala de aula. A segunda parte trata das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos em relação à falta de leitura. Por conseguinte seguem-se breves considerações sobre o tema. Dessa forma, cientes da importância deste trabalho para melhor desenvolver a análise aqui exposta, foram também realizados estudos bibliográficos com os autores: BRAGGIO (1992), FREIRE (1996), SOLÉ (1998). Os resultados apontam que todos os alunos têm noção da importância da leitura. A maioria alega que a leitura proporciona o aumento do conhecimento e melhora a escrita e a interpretação. Outros leem quando sentem vontade ou por imposição dos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.