Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: SOCIOINTERACIONISTA, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas.
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMO: Este resumo tem por objetivo possibilitar os alunos de graduação em Letras e áreas fins, políticas de leitura e de escrita voltadas ao trabalho de sala de aula, partindo dos gêneros textuais/discursivos presentes na sociedade moderna, dentro de uma perspectiva sociointeracionista do estudo de língua materna vigente. Para tanto, desencadear-se-á políticas de leituras e de escrita voltadas à consecução de novos sentidos, senão também, de interpretação, de compreensão e de produções textuais, de forma que não as sejam licenciadas, mas interventivas no lócus em estudo, isto é, na Escola Estadual “Professora Maria Edilma de Freitas”, ou seja, nas aulas dos decentes, especialmente, quando os conceberem, enquanto modalidades didático-pedagógicas significativas e produtivas. Dessa forma, retroalimentaremos em Freire (1995), Koch (1996), Koch & Elias (2009, 2010), Marcuschi (2010), Bakhtin (1995, 2001), PCNs (2001), at al. Portanto, propusemos experiências de leitura e de escrita, através das trocas comunicativas via os mecanismos de coesão e de coerência textuais, de maneira que consigamos atingir objetivos reais no processo ensino-aprendizagem e na formação dos alunos, ou seja, dos falantes/produtores de texto na língua.

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