Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PIBIB/UERN- EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL USANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS: UMA FORMA METODOLÓGICA DE ENSINO APRENDIZAGEM

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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas, constituindo matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. As essências podem ser de origem natural ou sintética, as de origem natural são geralmente extraídas de plantas, flores, raízes ou animais, enquanto as sintéticas tentam reproduzir no laboratório os aromas naturais. A extração de uma essência natural é realizada por prensagem, maceração, extração com solventes voláteis, enfleurage ou através de destilação por arraste a vapor. Este último método se mostra como o mais eficiente e de menor custo. Através dessa técnica podemos estudar conceitos como volatilidade, o ponto de ebulição, os estados físicos da matéria, as interações intermoleculares, polaridade, solubilidade, reações químicas envolvidas, funções orgânicas e outros, podem trabalhar com o tema a fim de descobrir e relacionar conceitos químico sendo ainda o mais adequado para a extração de determinadas substâncias de uma planta. Este artigo propõe fazer a extração de óleos essenciais de plantas encontradas na região, utilizando a destilação por arraste a vapor, a partir da utilização de materiais alternativos, de modo a levar o aluno de ensino médio a relacionar uma técnica usual com os conhecimentos vistos em sala de aula. O sistema de destilação por arraste a vapor utilizado é montado com materiais alternativos, o que possibilita a sua confecção a um baixo custo. O projeto enfatizou a importância de alternativas que visam trabalhar com uma melhoria da qualidade do ensino que o aluno tenha uma motivação maior nas aulas de química. Desta forma permitiu que o aluno tivesse um maior interesse e motivação o nas aulas de química, uma melhoria no rendimento escolar, compreensão de conteúdos relacionados ao experimento o aluno aprendeu a construir um equipamento sozinho, o projeto não se limitou apenas na demonstração do experimento, mas na possibilidade de trabalhar vários conceitos através da interdisciplinaridade.

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