Este artigo parte da experiência do Trabalho de Conclusão de Curso TCC em Pedagogia/UERN. Reflete as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO para a formação continuada dos professores com uso das tecnologias da informação e comunicação TIC. Objetivamos conhecer quais as contribuições formativas do Programa para o professor que faz uso das tecnologias da informação e comunicação; analisar a experiência do PROINFO no Município de Caraúbas/RN; e compreender a importância do PROINFO para o trabalho pedagógico com as TIC. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico. No estudo bibliográfico, nos aproximamos das concepções de Valente (1999); Almeida (2003); Tornaghi (2010); na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e no Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 que dispõe sobre o PROINFO. Na pesquisa empírica realizamos entrevistas com professores participantes do Programa. A pesquisa possibilitou-nos compreender que a aprendizagem e o desenvolvimento sobre o uso das tecnologias da informação e educação no ato educativo proporcionadas no PROINFO, contribuem para que os sujeitos ampliem a compreensão e o uso das tecnologias no âmbito pedagógico, suas influências nas dinâmicas sociais contemporâneas, gerando transformações sociais, culturais e políticas.