SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. Processo de sistematização do planejamento setorial da smec. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8259>. Acesso em: 13/11/2024 22:46
Este plano de trabalho é fruto de uma experiência proporcionada pelo Estágio Supervisionado , estágio de gestão pertencente à grade curricular do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN)- Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão(CAWSL/Assu/RN) . Sendo assim, essa intervenção teve como principal motivação o interesse em colaborar com o planejamento da Secretária Municipal de Educação do Assú – RN em sua dimensão institucional e, ao mesmo tempo, conhecer a dinâmica de trabalho e organização do órgão gestor da rede municipal de educação de Assú/RN. Enquanto estagiários em observação/atuação na Secretaria Municipal de Educação de Assu - SMEC percebemos a importância de planejar ações a serem desencadeados no funcionamento organizacional dos setores existentes na SMEC, como também, pelos coordenadores e demais funcionários que procuram exercer seu trabalho com profissionalismo. Mas, para que tal articulação ocorresse, utilizamos procedimentos metodológicos como entrevista, observação participante, estudos dirigidos e oficinas temáticas e, neste sentido, mergulhamos no universo da prática profissional cotidiana da instituição e dos sujeitos que a integram, participando diretamente das atividades desenvolvidas, observando-as, sentindo-as e vendo de perto, por dentro e desde dentro saberes produzidos na gestão educacional municipal. Além desse envolvimento, estabelecemos com as referidos participantes alguns momentos de conversação, oportunizando voz e vez acerca do seu saber/fazer. Os resultados iniciais do projeto demonstraram que os profissionais necessitam de formações para aperfeiçoar conceitos diante do planejamento da rede de ensino do município, a partir do setor em que atua. Esse posicionamento é consequência das contradições dos discursos presentes nos textos produzidos pelos os sujeitos envolvidos nesse trabalho, tanto na oralidade quanto na escrita. Nesse sentido, verificamos que dos quatros departamentos apenas 1% respondeu com mais precisão os elementos que problematizam o processo de sistematização do planejamento setorial da SMEC. No entanto, apesar das fragilidades observadas é importante ressaltar a vontade dos sujeitos envolvidos nesse processo de ampliar seus conhecimentos e desenvolver um trabalho de melhor qualidade que eleve a melhoria do ensino-aprendizagem da sua cidade através de uma gestão educativa sólida e consistente.