Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO TEA: UMA REVISÃO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)., Comunicação Oral (CO) AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81849
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO TEA: UMA REVISÃO"
    "resumo" => "A LITERATURA VEM DESTACANDO O CRESCIMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). DIANTE DISTO, ESTE ESTUDO PROPÔS-SE A INVESTIGAR ATRAVÉS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA DA LITERATURA, AS EXPERIÊNCIAS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO TEA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. INTEGRALMENTE, FORAM ANALISADOS 10 ARTIGOS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIELO E AS PRINCIPAIS DISCUSSÕES LEVANTADAS MOSTRAM QUE, DE MANEIRA GERAL, OS ARTIGOS CONVERGIRAM PARA A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE ACOLHEDOR, INCLUSIVO E PROMOTOR DE AUTOESTIMA PARA OS SUJEITOS, ONDE AS MAS SE APRESENTAM COMO UM NOVO MODELO POSSÍVEL DE EDUCAÇÃO PARA SUJEITOS COM TEA. PARA MAIS, AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DAS METODOLOGIAS OBSERVADAS, BEM COMO A RELEVÂNCIA DESSES ACHADOS PARA ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE INTERESSAM-SE PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTÃO DESCRITAS NO PRESENTE ARTIGO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID857_18102021181436.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA DA COSTA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CLARA RIBEIRO"
    "autor_email" => "claracosrib@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81849
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO TEA: UMA REVISÃO"
    "resumo" => "A LITERATURA VEM DESTACANDO O CRESCIMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). DIANTE DISTO, ESTE ESTUDO PROPÔS-SE A INVESTIGAR ATRAVÉS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA DA LITERATURA, AS EXPERIÊNCIAS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO TEA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. INTEGRALMENTE, FORAM ANALISADOS 10 ARTIGOS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIELO E AS PRINCIPAIS DISCUSSÕES LEVANTADAS MOSTRAM QUE, DE MANEIRA GERAL, OS ARTIGOS CONVERGIRAM PARA A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE ACOLHEDOR, INCLUSIVO E PROMOTOR DE AUTOESTIMA PARA OS SUJEITOS, ONDE AS MAS SE APRESENTAM COMO UM NOVO MODELO POSSÍVEL DE EDUCAÇÃO PARA SUJEITOS COM TEA. PARA MAIS, AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DAS METODOLOGIAS OBSERVADAS, BEM COMO A RELEVÂNCIA DESSES ACHADOS PARA ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE INTERESSAM-SE PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTÃO DESCRITAS NO PRESENTE ARTIGO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID857_18102021181436.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA DA COSTA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CLARA RIBEIRO"
    "autor_email" => "claracosrib@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A LITERATURA VEM DESTACANDO O CRESCIMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). DIANTE DISTO, ESTE ESTUDO PROPÔS-SE A INVESTIGAR ATRAVÉS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA DA LITERATURA, AS EXPERIÊNCIAS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO TEA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. INTEGRALMENTE, FORAM ANALISADOS 10 ARTIGOS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIELO E AS PRINCIPAIS DISCUSSÕES LEVANTADAS MOSTRAM QUE, DE MANEIRA GERAL, OS ARTIGOS CONVERGIRAM PARA A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE ACOLHEDOR, INCLUSIVO E PROMOTOR DE AUTOESTIMA PARA OS SUJEITOS, ONDE AS MAS SE APRESENTAM COMO UM NOVO MODELO POSSÍVEL DE EDUCAÇÃO PARA SUJEITOS COM TEA. PARA MAIS, AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DAS METODOLOGIAS OBSERVADAS, BEM COMO A RELEVÂNCIA DESSES ACHADOS PARA ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE INTERESSAM-SE PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTÃO DESCRITAS NO PRESENTE ARTIGO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.