Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS QUESTÕES QUE PERMEIAM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PANDEMIA COVID-19, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação de Surdos
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81767
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: UMA \r\n
      REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS QUESTÕES QUE \r\n
      PERMEIAM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, O QUE \r\n
      TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 DURANTE A PANDEMIA \r\n
      DE COVID-19. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER UM LEVANTAMENTO NO GOOGLE ACADÊMICO E NO \r\n
      YOUTUBE POR MATERIAIS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19; CARACTERIZAR OS \r\n
      TEMAS ABORDADOS PELAS PRODUÇÕES; REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA DE SURDOS. A PESQUISA TEM CARÁTER \r\n
      QUALITATIVO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA, O MATERIAL FOI COLETADO NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA \r\n
      YOUTUBE, E ANALISADO A PARTIR DE UMA CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA DOS ASSUNTOS ABORDADOS E POSTERIOR \r\n
      ANÁLISE DESSE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS FORAM: \r\n
      ACESSIBILIDADE, DIREITO A EDUCAÇÃO, RELAÇÕES FAMILIARES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. FICOU \r\n
      EVIDENTE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS FOI PREJUDICADO POR LIMITAÇÕES \r\n
      COMUNICATIVAS, PELA INADEQUADA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E PELA FALTA DE CONHECIMENTO \r\n
      PEDAGÓGICOS TIDOS PELA FAMÍLIA. NA CONCLUSÃO, CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A \r\n
      PANDEMIA APRESENTA MUITOS DESAFIOS QUE ANTECEDEM O MOMENTO PANDÊMICO E QUE TÊM SE AGRAVADO NO \r\n
      PERÍODO ATUAL. MUITOS PROBLEMAS OBSERVADOS FORAM AGRAVADOS E DEMANDAM MAIOR REFLEXÃO E AÇÃO POR \r\n
      PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO DA SOCIEDADE EM GERAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA COVID-19, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID575_20102021200607.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DE SOUSA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SOUSA"
    "autor_email" => "sousa280leticia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81767
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: UMA \r\n
      REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS QUESTÕES QUE \r\n
      PERMEIAM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, O QUE \r\n
      TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 DURANTE A PANDEMIA \r\n
      DE COVID-19. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER UM LEVANTAMENTO NO GOOGLE ACADÊMICO E NO \r\n
      YOUTUBE POR MATERIAIS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19; CARACTERIZAR OS \r\n
      TEMAS ABORDADOS PELAS PRODUÇÕES; REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA DE SURDOS. A PESQUISA TEM CARÁTER \r\n
      QUALITATIVO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA, O MATERIAL FOI COLETADO NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA \r\n
      YOUTUBE, E ANALISADO A PARTIR DE UMA CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA DOS ASSUNTOS ABORDADOS E POSTERIOR \r\n
      ANÁLISE DESSE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS FORAM: \r\n
      ACESSIBILIDADE, DIREITO A EDUCAÇÃO, RELAÇÕES FAMILIARES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. FICOU \r\n
      EVIDENTE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS FOI PREJUDICADO POR LIMITAÇÕES \r\n
      COMUNICATIVAS, PELA INADEQUADA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E PELA FALTA DE CONHECIMENTO \r\n
      PEDAGÓGICOS TIDOS PELA FAMÍLIA. NA CONCLUSÃO, CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A \r\n
      PANDEMIA APRESENTA MUITOS DESAFIOS QUE ANTECEDEM O MOMENTO PANDÊMICO E QUE TÊM SE AGRAVADO NO \r\n
      PERÍODO ATUAL. MUITOS PROBLEMAS OBSERVADOS FORAM AGRAVADOS E DEMANDAM MAIOR REFLEXÃO E AÇÃO POR \r\n
      PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO DA SOCIEDADE EM GERAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA COVID-19, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID575_20102021200607.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DE SOUSA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SOUSA"
    "autor_email" => "sousa280leticia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER UM LEVANTAMENTO NO GOOGLE ACADÊMICO E NO YOUTUBE POR MATERIAIS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19; CARACTERIZAR OS TEMAS ABORDADOS PELAS PRODUÇÕES; REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA DE SURDOS. A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA, O MATERIAL FOI COLETADO NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA YOUTUBE, E ANALISADO A PARTIR DE UMA CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA DOS ASSUNTOS ABORDADOS E POSTERIOR ANÁLISE DESSE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS FORAM: ACESSIBILIDADE, DIREITO A EDUCAÇÃO, RELAÇÕES FAMILIARES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. FICOU EVIDENTE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS FOI PREJUDICADO POR LIMITAÇÕES COMUNICATIVAS, PELA INADEQUADA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E PELA FALTA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICOS TIDOS PELA FAMÍLIA. NA CONCLUSÃO, CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A PANDEMIA APRESENTA MUITOS DESAFIOS QUE ANTECEDEM O MOMENTO PANDÊMICO E QUE TÊM SE AGRAVADO NO PERÍODO ATUAL. MUITOS PROBLEMAS OBSERVADOS FORAM AGRAVADOS E DEMANDAM MAIOR REFLEXÃO E AÇÃO POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO DA SOCIEDADE EM GERAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.